Nossa Região

Defesas Civis de 13 cidades da RMC vão receber recursos para compra de equipamentos

As Defesas Civis de 13 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) vão receber do governo estadual recursos para a compra de equipamentos básicos e essenciais ao trabalho diário e, desta forma, melhorar o atendimento prestado à população. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (30). A Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) – autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Regional – foi representada por seu diretor-executivo, Benjamim Bill Vieira de Souza.

Serão contemplados com itens para vistorias, ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais os seguintes municípios da RMC: Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Nova Odessa, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Valinhos e Vinhedo.

No mesmo evento, Doria anunciou a liberação de R$ 22 milhões para obras preventivas e recuperativas em municípios com carência de recursos. “Nunca houve um evento para oferecer recursos e condições adequadas para a Defesa Civil do Estado de São Paulo. É a primeira vez que a Defesa Civil é colocada no patamar que merece, com investimentos de quase R$ 40 milhões numa única iniciativa como estamos anunciando hoje”, disse o governador. A ação anunciada pela Defesa Civil é inédita no Brasil, pois é a primeira vez que um governo de estado investe diretamente na compra de equipamentos para as Defesas Civis dos municípios.

SP+CONSÓRCIOS. Também no Palácio dos Bandeirantes, Bill participou do lançamento do programa “SP+Consórcios”, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional cujo objetivo é para estimular a formação de parcerias voltadas para ações empreendedoras em todo o estado de São Paulo e potencializar o desenvolvimento regional através do fortalecimento dos consórcios intermunicipais.

O SP+Consórcios integra ações de Secretarias Estaduais e órgãos da administração indireta, em parceria com o Sebrae SP, que contratou 120 consultores para executar as ações e auxiliar gestores públicos municipais e a gestão dos consórcios.

O programa valoriza a organização coletiva dos municípios, que lidam diariamente com as limitações orçamentárias e operacionais, para que promovam o desenvolvimento local, apoiando os pequenos empreendedores e as parcerias entre prefeituras. Dessa forma, visa a desburocratização, o fortalecimento de lideranças para o desenvolvimento da região, inclusão produtiva, compras públicas, sistema de inspeção municipal e inovação.

“A iniciativa engaja a gestão pública e as lideranças locais e regionais no desenvolvimento integrado. Por meio dos consórcios, cada município ampliará o acesso às políticas públicas estaduais de melhoria de serviços aos cidadãos, geração de emprego e renda, cultura empreendedora e, principalmente, incremento da qualidade de vida”, enfatizou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo