Visitas a bebês após o Carnaval podem representar riscos à saúde

Com o fim do Carnaval, muitas pessoas voltam às suas rotinas e aproveitam o período para visitar familiares e amigos, incluindo recém-nascidos. No entanto, o endocrinologista pediátrico Dr. Miguel Liberato alerta para os riscos que essas visitas podem trazer à saúde dos bebês. “O Carnaval reúne multidões, facilitando a transmissão de gripes, resfriados e outras infecções”, explica o especialista, ressaltando ainda que aglomeração em festas, blocos e eventos cria um ambiente propício para a propagação de microrganismos.

Saiba mais

Além das doenças respiratórias, mais comuns nesses casos, o Dr. Miguel explica que o contato com locais e alimentos compartilhados também pode espalhar infecções gastrointestinais, aumentando o risco de viroses entre visitantes e, consequentemente, nos bebês. Outro fator preocupante é que muitas infecções só manifestam sintomas dias após o contágio. “Alguém pode estar com algum vírus ou bactéria sem saber e, sem querer, transmitir a doença para o bebê”, sinaliza o médico.

Saiba mais

É válido lembrar que os recém-nascidos ainda estão desenvolvendo seu sistema imunológico, o que os torna mais vulneráveis. “Adultos podem ter quadros leves de infecção, mas, para bebês, isso pode evoluir para problemas mais graves”, reforça.

Saiba mais

Além disso, após dias de festa, é comum que as pessoas ainda estejam com resíduos de maquiagem, glitter e perfumes fortes. “Essas substâncias podem causar alergias ou irritações na pele sensível dos bebês”, alerta o Dr. Miguel. Mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19, ainda há o risco de transmissão de doenças respiratórias graves para os pequenos. “Os bebês ainda são um grupo vulnerável a infecções respiratórias, que podem ser perigosas”, finaliza o especialista.

Saiba mais

Diante desses riscos, o médico recomenda que visitas a recém-nascidos sejam evitadas no período pós-Carnaval. Caso sejam indispensáveis, devem ser feitas com todos os cuidados necessários, como higienização rigorosa das mãos, uso de máscaras e respeito ao distanciamento caso haja qualquer sintoma de doença.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia