O Aeroporto Internacional de Viracopos está assumindo a função de pulmão de toda a malha aérea brasileira durante a Copa do Mundo e será o aeroporto alternado especialmente para os voos da região Sudeste. Isso significa que o terminal de Campinas ficará responsável por receber os voos em caso de fechamento de algum aeródromo no período.
Novo terminal oferece conforto e rapidez a turistaOs turistas estrangeiros que desembarcam em Viracopos encontram um terminal de passageiros moderno e que, se não olharem pelas janelas, não perceberão que o aeroporto ainda está em obras. No saguão de embarque, cadeiras e espreguiçadeiras de couro estão instaladas; amplas janelas de vidro deixam ver as obras e também a grande área de cerrado junto do aeroporto. O terminal, que começa a funcionar parcialmente, surpreende pelo tamanho da construção — são 145 mil metros quadrados.
A iluminação natural é a tônica do novo terminal. Ontem, quando o Correio visitou o píer A, funcionários ainda trabalhavam para instalar carpete no acesso à ponte de embarque — um piso emborrachado preto tinha sido instalado, mas a concessionária não gostou e decidiu trocar por carpete cinza. Os check-ins ainda não estão instalados, mas um modelo de como serão os balcões está na área de desembarque.
Os banheiros nem de longe lembram aqueles que funcionavam no antigo terminal há dois anos. Papeleiras eletrônicas, torneiras automáticas são o diferencial em uma área de paredes com detalhes em vermelho. A operação de embarque e desembarque mudará radicalmente. Os passageiros saem da aeronave diretamente nas pontes (os fingers) e entram no terminal. Não precisarão mais fazer o trajeto da aeronave ao terminal em ônibus, como ocorre atualmente. Quando estiver concluído, o terminal terá 28 pontes.
A Receita Federal e a Polícia Federal já foram testadas na agilidade da operação de liberação dos passageiros com as seleções da Costa do Marfim, Argélia, Japão. A Receita Federal levou 14 minutos para processar 80 passageiros e a Polícia Federal, 12.
Entre desembarcar, dar entrevistas no pátio, passar pelo tapete verde colocado entre a aeronave e a entrada do terminal (passando por um painel em homenagem as seleções), pela aduana, ouvir chorinho e comer quitutes disponibilizado em um lounge montado no terminal, autografar uma bola e a camisa da seleção e sair do terminal, o tempo foi de uma hora. “É um tempo excelente”, disse diretor de operações da Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.
Atualmente, a Polícia Federal está operando com dois balcões e quatro posições, mas depois da Copa, quando iniciar a operação de rotina, serão 12 balcões com 24 posições. A implantação das lojas previstas no novo aeroporto só iniciarão as instalações depois do dia 20 de julho, informou o diretor comercial Aluízio Margarido. Por enquanto, apenas as lojas dutyfree estão sendo implantadas e a montagem, quase finalizada. Isso ocorre porque o alfandegamento (a liberação pela Receita Federal) demora em média 30 dias para ser aprovado. “Assim, quando o píer A entrar em operação de rotina, depois da Copa, as lojas dutyfree estarão funcionando”, afirmou. O início do funcionamento das demais lojas está relacionado ao início da transferência das aéreas.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!