O vereador Luiz Henrique Cirilo (PSDB) faltou às sessões extraordinária e ordinária da Câmara de Campinas (SP) nesta quarta-feira (11) para assistir à final da Copa Sul-Americana em Buenos Aires, na Argentina, entre Ponte Preta e Lanús. Com a ausência, o parlamentar deixou de atuar no debate e votação do orçamento da administração municipal do ano que vem, um dos projetos mais importantes do ano. De acordo com a assessoria do Legislativo, o parlamentar terá a falta descontada do salário, caso não apresente justificativa para a ausência.
Em seu perfil em uma rede social, o parlamentar publicou, na terça, uma foto antes do embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para a capital argentina. "Já estamos em Guarulhos. Dá-lhe Macaca querida", escreveu na legenda. Durante a semana, outras mensagens foram escritas pelo tucano sobre a expectativa para a viagem e para o título inédito do clube campineiro.
"Já comprei minha camisa, bandeira, passagem, ingresso e outros acessórios, que faz (sic) minha mala já ter excesso de peso, mas estarei no estádio cantando ‘Macaca querida amor da minha vida sou louco por você’. Aos meus amigos pontepretanos que por algum motivo não puderem ir, não tenho dúvidas que estaremos juntos em razão desta cinergia (sic).", postou.
O G1 tentou contato com o vereador pelo gabinete desde a manhã, mas a secretária informou que o parlamentar não estava presente. A reportagem tentou, ainda, contato pelo celular do tucano, mas as ligações não foram atendidas. O assessor de imprensa do político disse que soube pelo facebook da viagem, se comprometeu a checar a informação, mas não atendeu mais as ligações. Colegas da Câmara, entretanto, confirmaram a viagem de Cirilo.
Sem justificativaDe acordo com a assessoria de imprensa do Legislativo, o vereador não apresentou justificativa prévia pela ausência na reunião extraordinária que discutiu 12 projetos de lei de autoria do Executivo pela manhã. No entanto, o esclarecimento não é obrigatório neste tipo de sessão. Durante a noite, na sessão ordinária, quando a presença de todos os 33 vereadores é obrigatória, ele também ficou com ausência na lista de presença após chamada no início da reunião.
O corregedor da Câmara Municipal, Cidão Santos (PPS), informou que, para abrir uma sindicância sobre a postura do vereador Luiz Henrique Cirilo, é necessário que uma denúncia seja feita. Já a assessoria de imprensa da Presidência afirmou que, para se manifestar, é necessário aguardar se o vereador Luiz Cirilo irá justificar a falta. Quando um vereador não comparece às sessões ordinárias, é descontado um percentual do salário, que é de R$ 7.941,00 de acordo com o número de sessões realizadas no mês.
O vereador Luiz Henrique Cirilo concorreu pela primeira vez para a Câmara Municipal de Campinas pelo PMDB em 2004, sendo diplomado suplente de vereador. Em 2008, Cirilo foi eleito vereador pelo PPS e também neste mandato foi escolhido para presidir a Comissão de Meio Ambiente até 2010, além de ser membro das Comissões de Constituição e Legalidade e a de Finanças e Orçamento. Em 2012, foi reeleito pelo PSDB.
Fonte: G1.com.br
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!