Tráfico de drogas: Um carregamento com mais de 1,5 tonelada de maconha foi interceptado na noite de quarta-feira (21) durante uma operação da Polícia Civil na rodovia Raposo Tavares, no município de Itaí, interior de São Paulo. A droga estava escondida em meio a uma carga de arroz transportada por um caminhão que fazia parte de uma conhecida rota do tráfico com destino à região de Campinas.
O flagrante do Tráfico de drogas foi realizado por agentes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), que já monitoravam o trajeto do veículo com base em informações de inteligência. Segundo a investigação, o caminhão foi fretado em Ciudad Del Este, no Paraguai, e abastecido com os entorpecentes na cidade de Foz do Iguaçu (PR), uma das principais portas de entrada de drogas no país.
Durante a abordagem, os policiais perceberam contradições nas informações fornecidas pelo motorista, de 42 anos. Diante da suspeita, decidiram levar o caminhão até a sede da 2ª Dise de Campinas para uma inspeção mais detalhada.
Na vistoria, foram localizados 2.100 tijolos de maconha, escondidos sob lonas e plásticos que cobriam os grãos de arroz transportados pelo caminhão e semirreboque. O entorpecente estava sendo conduzido em duas carretas que viajavam juntas.
Além do motorista, os investigadores suspeitam da atuação de um “batedor” – um veículo de escolta que sinaliza possíveis bloqueios ou ações policiais ao longo do trajeto.
O carregamento fazia parte de uma rota de Tráfico de drogas que parte de cidades fronteiriças e segue até centros urbanos do estado de São Paulo, como Campinas. Esse tipo de transporte utiliza caminhões de carga comum, geralmente com produtos agrícolas ou industrializados, para camuflar substâncias ilícitas.
O suspeito preso é estrangeiro e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Entorpecentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Casos como esse reforçam a importância do trabalho de inteligência da polícia no combate ao Tráfico de drogas, que se vale de informações transfronteiriças, monitoramento de veículos e atuação integrada entre estados. O uso de “batedores” e a camuflagem em cargas lícitas são estratégias recorrentes das quadrilhas especializadas no tráfico interestadual.
A Rodovia Raposo Tavares é uma das rotas frequentemente utilizadas nesse tipo de operação por sua ligação com diversos municípios do interior e por facilitar o acesso às regiões metropolitanas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!