O lavrador José Loides Francisco Ferreira, de 37 anos, morreu após engolir um punhado de cocaína durante uma operação da Polícia Civil de Hortolândia no Jardim Conceição. Segundo os agentes, ele teria aproveitado o momento em que foi algemado com as mãos para frente para usar o banheiro. Ele agarrou um punhado de cocaína e engoliu. Ferreira chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Mário Covas, mas não resistiu e morreu de overdose. O caso foi registrado como suicídio. No local, os investigadores apreenderam 11 kg de cocaína e 16 kg de pó branco, usado para o refino do entorpecente.
De acordo com a Polícia Civil, por volta das 9h30 de quinta-feira, os investigadores foram até o local para cumprir um mandado de busca e apreensão, na Rua Oito do Jardim Conceição.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram o lavrador, conhecido no meio do crime como “Doido”. De imediato, o indiciado recebeu voz de prisão e foi algemado, segundo os agentes, com as mãos para trás. No local, os agentes encontraram documentos, 11, 175 kg de cocaína e 16kg de pó branco, usado para o refino do entorpecente.
O indiciado foi colocado em uma cadeira próximo a uma mesa. Em dado momento, “Doido” pediu para usar o banheiro, momento em que foi algemado com as mãos para frente. Um dos policiais revistou o banheiro e retirou objetos cortantes, permitindo que o indiciado o usasse com a porta entreaberta.
Após usar o banheiro, o indiciado voltou para a cadeira onde estava sentado. De acordo com o boletim de ocorrência, um dos investigadores teria se afastado para chamar apoio de outras viaturas. De acordo com os investigadores, o detido estava calmo.
Em ação rápida, Ferreira levantou da cadeira e avançou em uma bacia onde havia uma grande quantidade de cocaína. O indiciado enfiou a mão na bacia e retirou um punhado de entorpecente, colocando-o na boca e engolindo. Segundo os policiais, não houve tempo de evitar a situação.
Os policiais afirmam ter pedido para que o indiciado cuspisse e vomitasse a droga, no entanto, Ferreira se negou. O indiciado ficou transtornado e avançou na direção de um dos investigadores, tentando tomar-lhe a arma.
O indiciado e o investigador entraram em luta corporal, momento em que Ferreira caiu em cima de uma mesa de vidro, que acabou se quebrando.
Devido a ingestão do entorpecente, o homem começou a passar mal, caindo no chão e espumando pela boca. Uma ambulância do Samu foi acionada e, segundo o delegado Luís Antônio Loureiro Nista, chegou aproximadamente dez minutos depois de seu acionamento, socorrendo Ferreira até o Hospital Municipal Mário Covas.
Apesar do rápido atendimento médico, Ferreira morreu aproximadamente uma hora depois. O caso foi acompanhado pelo delegado seccional Roberto José Daher e o delegado titular da 9º Corregedoria Auxiliar de Piracicaba, o delegado João Alexandre Vendramim. A Polícia Científica também foi até o local e realizou uma perícia.
O caso foi registrado no Plantão Policial de Hortolândia e continuará sendo apurado pela Polícia Civil. O corpo de Ferreira foi levado para o IML (Instituto de Criminalística), onde passou por exames necroscópicos, sendo liberado para a família posteriormente. As drogas apreendidas foram encaminhadas para o IC de Campinas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!