Aygo X: há anos, o Renault Kwid e o Fiat Mobi disputam espaço no segmento de subcompactos no Brasil. Porém, se chegasse ao mercado nacional, o Toyota Aygo X poderia ser uma forte ameaça para a dupla. O modelo foi apresentado em sua nova geração com duas grandes novidades: motorização híbrida plena e uma versão esportiva GR Sport.
O Aygo X ganhou proporções mais elevadas e estilo que lembra um crossover compacto. Essa característica se reflete no uso de rodas de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. Apesar do visual robusto, o carro mede apenas 3,77 metros de comprimento, o que limita o espaço do porta-malas a 237 litros. Para efeito de comparação, o Renault Kwid acomoda 290 litros e o Fiat Mobi, 200 litros.
Uma das maiores novidades está sob o capô: o antigo motor 1.0 foi substituído pelo conjunto híbrido que combina o propulsor 1.5 aspirado, já utilizado no Yaris Cross. A promessa da Toyota é um consumo impressionante de 26,3 km/l, colocando o Aygo X entre os subcompactos mais eficientes do mundo.
Além da versão híbrida, o Aygo X terá uma variante GR Sport, inspirada na divisão esportiva da Toyota. A marca japonesa ainda não divulgou dados de desempenho, mas confirmou que o modelo terá molas e amortecedores com calibração especial, garantindo comportamento mais dinâmico.
Mesmo sendo um carro de entrada no portfólio europeu, o Aygo X impressiona com itens que raramente aparecem nesse segmento. Entre os destaques estão:
Por enquanto, o Toyota Aygo X híbrido e GR Sport será comercializado apenas na Europa. A Toyota não descarta levar o modelo a outros mercados, mas dificilmente o Brasil estará na lista. Isso porque, considerando o nível de equipamentos e tecnologia, o custo do projeto dificilmente se justificaria em um segmento de entrada tão sensível a preços.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!