Durante o período de 12 a 20 de maio, o Brasil celebra a Semana do Profissional da Saúde, uma homenagem ao Dia da Enfermagem e do Enfermeiro. Em Hortolândia, essa semana festiva engloba todos os profissionais de saúde. Para marcar essa ocasião, a Prefeitura em parceria com a Organização Social (OS) BHCL (Beneficência Hospitalar Cesário Lange) organizaram um ciclo de palestras destinado às equipes que atuam no Hospital Municipal Mário Covas.
As atividades tiveram início com a palestra intitulada "Amor que não pede nada em troca", realizada nesta quarta-feira (08/05). O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Dênis André José Crupe, do coordenador geral dos serviços das Atenções Primária e Especializada, Leandro da Silva Severino, e do diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Renato Lopes Machado.
A palestra abordou diversos tipos de amor, incluindo os laços familiares, a relação entre profissionais de saúde e pacientes, entre outros temas relevantes. A apresentação foi conduzida pela enfermeira do setor de Educação Permanente do hospital, Maria Solange Santos, e pela psicóloga Camila Reis.
Durante o evento, também foi lançado o "Desafio do Coração", uma atividade lúdica com o objetivo de promover uma maior interação entre as equipes do hospital. O desafio consiste em os profissionais entregarem um coração de papel para um colega de outro setor, fazendo o coração circular por todas as áreas do hospital.
Além disso, a programação incluiu a palestra "Desmistificando o sofrimento psíquico", ministrada pela coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Leici Santana, na manhã desta quinta-feira (09/05). A coordenadora abordou os diferentes aspectos do sofrimento psíquico, visando conscientizar os profissionais sobre a importância de uma abordagem humanizada e acolhedora em saúde mental, enfatizando que todos podem enfrentar desafios nessa área e que os pacientes necessitam de apoio.
A Semana do Profissional da Saúde no hospital municipal será encerrada com a palestra "Explorando os benefícios do trabalho em equipe: potencializando o coletivo para o sucesso", a ser ministrada pela enfermeira Maria Solange Santos, ainda nesta quinta-feira (09/05), às 19h30.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!