A Prefeitura de Hortolândia promove, de 18 a 22 de março, a “Semana da Água 2025”, com uma série de atividades abertas ao público. O evento visa conscientizar a população sobre a importância da água como recurso natural essencial e destacar seu papel na história político-administrativa do município.
Um dos principais destaques da semana será o lançamento do projeto “Conhecendo Nossas Nascentes”, que tem como objetivo apresentar à população as nascentes acessíveis para estudo e visitação. Entre elas, estão a nascente do Ribeirão Jacuba, que deu origem ao município, e a mais recente, localizada no Loteamento Vila Verde, próximo ao Jardim São Sebastião.
O projeto está alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Atualmente, Hortolândia possui 109 nascentes catalogadas.
A atividade de lançamento ocorrerá na terça-feira (18/03), das 9h às 11h, na Rua Camomila, 146, no Jardim São Sebastião. Participarão estudantes, professores e gestores da EMEF Patrícia Maria Capelato Basso (escola pública) e do Colégio Pectrus (escola particular).
Segundo o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, o projeto busca “fazer a população conhecer o rico patrimônio natural de Hortolândia, a água, através das nascentes que vitalizam a cidade, promovendo a responsabilidade ambiental e o protagonismo da comunidade”.
Outro ponto alto da programação será o tradicional abraço na lagoa, que neste ano acontecerá na lagoa do Parque Socioambiental “Cuiabá” Oriovaldo Querino da Silva, no Jardim São Bento, na quinta-feira (20/03), das 9h às 11h. O evento contará com a participação de estudantes, professores e gestores da EMEF Dra. Zilda Arns Neumann e da EE Paulo Camilo.
A programação inclui ainda duas palestras:
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, ressalta que “Hortolândia é reconhecida mundialmente entre as cidades mais arborizadas, com alto índice de biodiversidade, 109 nascentes e 12 parques socioambientais, que servem como abrigo para a fauna e flora locais”.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!