Serão contempladas praças no Rosolen, Malta, Everest, Auxiliadora, Sumarezinho e Parque Ortolândia
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, anuncia para este semestre um pacote de aproximadamente R$ 1,680 milhão em investimentos para iluminação de praças e áreas de lazer. O projeto, dividido em duas etapas, abrange implantação de novos postes em seis praças e manutenção de outros locais onde já há sistema de iluminação. O trabalho, que está em fase de licitação, começa a ser executado em 60 dias.
De acordo com o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis, os projetos de iluminação das praças já estão concluídos, sendo que desde o ano anterior já havia a previsão de que o serviço fosse executado. Neste início de ano, a continuidade do projeto é uma das prioridades da Secretaria de Obras. “Temos algumas praças que ainda não contam com sistema de iluminação e elas terão prioridade nas nossas ações. Depois de instalar os novos postes, faremos a manutenção dos pontos de luz já existentes, mas que necessitam de reparos ou substituições”, afirmou o secretário.
As praças que receberão sistema de iluminação estão localizadas nos seguintes locais: Rua Marcelina Ramos Meira, no Jardim Rosolen; Rua Rico da Bandeira, no Jardim Everest; Praça “Maria Madalena de Oliveira”, no Jardim Malta; Rua Antônio João Amorim, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora; Rua João de Melo Costa, no Jardim Sumarezinho; e Rua Pastor Germano Riter, no Parque Ortolândia.
Já os locais que terão manutenção nos pontos de luz são o Parque Chico Mendes, na região central, e o Parque Irma Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.
O sistema de iluminação adotado pela Prefeitura de iluminação utiliza lâmpadas LED, que têm maior potência do que as lâmpadas de mercúrio, iluminando de forma eficiente grandes áreas. Com isso, a Administração garante mais luminosidade às áreas de lazer, segurança aos munícipes e oportunidade de utilização dos espaços no período noturno. A iluminação destes locais também garante maior beleza visual às praças, um convite para passeios em família.
Todo o projeto de iluminação desenvolvido desde o ano passado foi pensado de maneira e se adequar à determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece que ainda neste ano, todos os municípios deverão assumir o sistema de manutenção e gestão da iluminação pública no País. Com a resolução da Aneel, cada cidade deve planejar de forma independente qual a melhor forma de realizar a gestão da iluminação pública em sua cidade. Caberá às concessionárias de energia elétrica, no caso de Hortolândia, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), apenas a aprovação de projetos e distribuição de energia elétrica. Com isso, as prefeituras se responsabilizarão por serviços como instalação de postes, ampliação de pontos luminosos, troca de lâmpadas e atendimento ao público. Hortolândia se adianta e já realiza ações em atenção à este futuro compromisso.
A Administração Municipal também elabora o Plano de Iluminação Pública, com diretrizes e metas para aperfeiçoamento constante do sistema de gestão. Para realizar os serviços de manutenção e administração do sistema de iluminação, a Administração Municipal contratará uma empresa especializada, por meio de licitação. O processo de contratação da empresa responsável já está em fase final.
A otimização do sistema de iluminação pública resultará em diversos benefícios para toda a sociedade. A população ganha com mais pontos iluminados, uma vez que a Prefeitura poderá acompanhar de perto onde há necessidade de reforço de postes e luminárias. Além disso, o gerenciamento inteligente possibilitará, por exemplo, a redução da iluminação após às 23h, gerando economia de energia.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!