A Receita Federal anunciou que o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025 será realizado em 30 de junho. Os créditos serão depositados automaticamente na conta indicada pelo contribuinte na hora da declaração.
Para saber se você faz parte dessa nova leva, é preciso realizar a consulta a partir de 23 de junho pelo site da Receita — é preciso acessar o portal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. A plataforma oferece tanto uma consulta simples quanto uma versão detalhada, mostrando o status do envio da declaração.
Se forem identificadas quaisquer pendências ou inconsistências nas informações, o contribuinte ainda consegue retificar a declaração para evitar futuros problemas.
A ordem de pagamento das restituição é definida por critérios específicos. Em 2025, serão priorizados:
✅ Contribuintes com 80 anos ou mais;✅ Contribuintes com 60 anos ou mais, portadores de doenças graves ou de deficiência;✅ Profissionais do magistério que dependem dessa fonte de renda;✅ Contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido ou pelo PIX para receber a restituição;✅ Demais contribuintes, de acordo com a data de envio da declaração.
Portanto, quanto mais cedo você entregou a declaração e quanto mais junto às regras de prioridade, maior é a possibilidade de receber nos primeiros lotes.
Caso o pagamento não seja realizado por erro ou inconsistência, ele permanecerá disponível por até um ano na instituição indicada. Após essa data, é preciso apresentar um pedido pelo site da Receita.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!