Secretaria Municipal de Cultura prepara Festa do Migrante

Cardápio foi preparado de acordo com as regiões do Brasil. A festa acontece de 16 a 20 de outubro, no Parque Socioambiental Renato Dobelin

Saiba mais

Expositoras prepara pratos que serão comercializados na Festa do Migrante 2013

Saiba mais

Pratos típicos dos mais variados sabores das cinco regiões do Brasil serão comercializados durante a Festa do Migrante, que acontece de 16 a 20 de outubro no Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central de Hortolândia. O evento é realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.Com o objetivo de qualificar os empreendedores, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realiza o experimento dos pratos com os dez empreendedores do Programa da Economia Solidária que comercializará as receitas na festa.

Saiba mais

A Festa do Migrante contará com cerca de 40 estandes de alimentação que comercializarão comidas típicas de diversas regiões do País. Segundo a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, as barracas serão divididas entre associações, entidades civis e religiosas, além dos empreendedores populares do Programa Economia Solidária.

Saiba mais

Com o objetivo de virar tradição e resgatar a origem dos vários povos que ajudaram na construção de Hortolândia, uma cidade que abriga pessoas de todas as regiões do Brasil, os pratos da região Sul serão bijajica ( biscoito de polvilho doce frito) com coquinho e churrasco. No Sudeste, os empreendedores produzirão derivados do milho (bolo, pamonha e curau) e bolinho de aipim. O famoso baião de dois e tapioca representarão o Nordeste. Para refrescar a calorosa união dos migrantes, o açaí e bolo de rolo resgatam o sabor do Norte. No Centro-Oeste, a novidade é a paçoca de banana verde e sorvete. os empreendedores comercializarão também esfirra e coxinha.

Saiba mais

A diretora de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos, Alessandra Sarto, destacou a qualificação dos empreendedores. “Estamos trabalhando a melhoria do produto a ser comercializado e priorizamos orientações higiênicas e sanitárias, além do modo de conservação e viabilidade de custos dos produtos. O nosso objetivo é que os empreendedores produzam alimentos saborosos com o máximo de cuidados para preservar a segurança alimentar dos participantes dos evento”, disse.

Saiba mais

“O prato mais curioso foi a bijajica, que é um biscoito de polvilho doce, porém é frito. Eu não conhecia este prato e fiquei encantada. É fácil de produzir e com preço muito acessível, porém, exige sensibilidade do profissional para o tempo da fritura. A qualificação começou nesta quinta-feira (12) e vai até a próxima terça-feira (17) no Banco de Alimentos. Os produtos para produção dos pratos são comprados pelos empreendedores. A troca de experiência entre os participantes da feira é fundamental”, comentou a diretora.

Saiba mais

Além das comidas típicas, o evento contará com shows e apresentações culturais feitos por artistas de Hortolândia e região, durante a Revirada Cultural, que fará parte da programação da Festa do Migrante, com auxílio financeiro da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). Também acontecerão shows religiosos e a eleição da Rainha do Migrante.

Saiba mais

A festa disponibilizará estandes para comercialização de produtos diversos, mini-fazenda, exposições e muita música. De acordo com o secretário de Cultura, Tino Sampaio, a expectativa de público é 100 mil pessoas, nos cinco dias de festa, somando os visitantes que assistirão aos shows e os que circularão pela festa.

Saiba mais

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia