Sebastião Salgado inspira mostra em Hortolândia

Alunos do ensino infantil fotografam cotidiano escolar em "A Infância Pelo Olhar De Uma Criança"

Saiba mais

Sebastião Salgado inspira mostra em Hortolândia

Saiba mais

O mineiro Sebastião Salgado é um dos fotógrafos de maior renome da atualidade. Suas imagens, sempre em preto e branco, são conhecidas pelo mundo inteiro. Inspirados em sua obra, alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Parque Orestes Ôngaro, em Hortolândia, decidiram montar a exposição "A Infância Pelo Olhar De Uma Criança". A mostra foi aberta na própria escola e pode ser vista até o dia 29 de novembro, de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 17h. A entrada é gratuita.

Saiba mais

Sebastião Ribeiro Salgado nasceu em 8 de fevereiro de 1944, em Aimoré, Minas Gerais. Graduou-se em Economia, profissão na qual também tem mestrado e doutorado, e descobriu a fotografia na década de 70, como forma de retratar a realidade econômica de diversos países quando atuava na Organização Internacional do Café.

Saiba mais

O profissional publicou mais de nove livros fotográficos ao longo de sua carreira, e atuou em diversas organizações humanitárias. Sua obra mais recente é o livro "Genesis" (Editora Taschen, 520 páginas, R$ 152,80), lançado neste ano com fotos de cinco partes do planeta, registradas entre 2004 e 2011. As 245 fotografias do trabalho estão expostas em mostra inédita no Sesc (Serviço Social do Comércio) Belenzinho, em São Paulo, até o dia 1º de dezembro.

Saiba mais

O projeto na Emeief envolveu cerca de 60 alunos da série Jardim 2, da faixa etária dos cinco anos de idade. Eles captaram imagens sobre cenas do cotidiano da escola, desde a brincadeira no alto da árvore, a construção de castelos de areia do parque, até o uso do material escolar e a hora do lanche. As fotos foram ampliadas nos formatos de 10 centímetros por 15 centímetros, e 20 centímetros por 25 centímetros.

Saiba mais

A proposta da mostra, que seguiu o conceito de "uma câmera na mão e várias ideias na cabeça", surgiu a partir das professoras da turma, Angélica Galvani Mir e Graciela Luiza Batista da Silva. A ideia está relacionada à proposta pedagógica da unidade, que visa apresentar aos alunos o universo das artes plásticas. Crianças de duas salas de aula foram apresentadas ao trabalho de Salgado e estimuladas a visitar as dependências da escola com a câmera fotográfica. "A arte que está em várias coisas que a gente faz no dia a dia e para as quais nem sempre se dá este valor", destaca a professora Angélica.

Saiba mais

A coordenadora pedagógica da escola, Débora Augusto Guilherme Silva, ressalta que o trabalho também abordou a obra de outros artistas brasileiros, como Romero Britto, Aleijadinho e Portinari, já contemplados em exposições escolares. "São todos de épocas diferentes e áreas diversas, como pintura, escultura, fotografia. Os pais adoraram a ideia e também aprenderam junto com as crianças", observa. "Como elas estão acostumadas a tirar foto em casa, a maior dificuldade foi fazer as crianças compreenderem que a foto pode ser vista como forma de representação artística. No começo, só faziam fotos de rosto e posadas, não conseguiam tirar fotos do cotidiano. Foram aprendendo a fazer isto aos poucos", completa a professora Angélica.

Saiba mais

ACONTECE: A exposição "A Infância Pelo Olhar de Uma Criança" pode ser vista de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, até o dia 29 de novembro. A entrada é gratuita. A Emeif Parque Orestes Ôngaro fica na Rua Domingos Batista de Souza, 455, Parque Orestes Ôngaro. Informações pelo telefone (19) 3819-5888 e 3897-0373.

Saiba mais

Fonte: O Liberal

Saiba mais
Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia