Mais de cinco mil estudantes das escolas municipais de Hortolândia participaram, nesta quarta-feira (13), das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação mede o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e auxilia na criação de políticas públicas educacionais.
Em Hortolândia, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia prevê a participação de 5.319 alunos. Dentre eles, 2.706 estudantes do 2º ano são avaliados em habilidades de alfabetização, enquanto 2.613 alunos do 5º ano respondem a questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Segundo a professora Andressa Moscateli Gardés Delanhesi, da Emef Tarsila do Amaral, “a avaliação é uma nova experiência que prepara as crianças para o próximo ciclo, contando com o apoio entre docentes, gestão e a Secretaria de Educação para garantir o sucesso dos alunos.”
Para uma aplicação organizada das provas, 40 gestores educacionais da rede municipal receberam orientações da Secretaria de Educação em outubro. Segundo Aparecido Donizeti Chagas de Faria, diretor do Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, “um ambiente tranquilo e bem planejado é essencial para o sucesso da avaliação.”
O Saresp, regulamentado pela Resolução SEDUC Nº 50/2024 e pela Lei Nº 17.575/2022, contribui para o cálculo do IQUEM (Índice de Qualidade da Educação Municipal), funcionando como um indicador de desempenho. Esse exame oferece informações que orientam práticas pedagógicas, formação de professores e intervenções específicas para cada escola, promovendo uma educação direcionada às necessidades de aprendizagem dos alunos.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!