A economia de Hortolândia segue com um bom desempenho neste ano, refletido no saldo positivo de 281 vagas de emprego registrado em setembro, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Durante o mês, o município gerou 2.554 vagas com carteira assinada e teve 2.273 demissões.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação informou que o saldo de setembro foi 95 vagas maior que o de agosto e 238 a mais que em setembro do ano passado.
Esse resultado se deve, principalmente, à retomada da indústria, que reverteu um saldo negativo de -30 vagas em agosto para um positivo de 124 em setembro.
O setor de serviços também ampliou as contratações, passando de 122 vagas em agosto para 139 em setembro, seguido pela construção civil, que criou 71 novas vagas.
O secretário Dimas Corrêa Pádua destacou que esses três setores são os maiores empregadores locais e que o saldo positivo reflete a recuperação econômica em âmbito nacional.
Segundo ele, o resultado está alinhado com a política de estímulo à geração de emprego e renda promovida pela administração do prefeito Zezé Gomes, impulsionada por investimentos públicos e obras em andamento, que buscam fortalecer a economia e atrair novas empresas para a cidade.
Entre as iniciativas recentes estão a palestra do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, realizada em outubro na Câmara Municipal; a participação de Hortolândia na 13ª Feira do Empreendedor Sebrae; e a chegada da escola técnica do Senac ao município.
A Prefeitura também tem se dedicado a incentivar o comércio local, buscando incentivar a população a consumir produtos e serviços dentro da cidade. Segundo Dimas, a meta é fazer com que 80% da massa salarial mensal, que gira em torno de R$ 330 milhões, seja direcionada para o comércio local. Atualmente, cerca de 30% desse valor é gasto na cidade.
Para apoiar as micro e pequenas empresas e os MEIs (Microempreendedores Individuais), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está finalizando um decreto que regulamentará a participação desses negócios nos processos de compras e contratações públicas da Prefeitura, em valores de até R$ 80.000,00. A expectativa é que o decreto seja encaminhado para regulamentação na Câmara ainda este ano, impulsionando a contratação de produtos e serviços de empreendedores locais.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!