Cerca de 5,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física receberão nesta sexta-feira (30) o quarto de cinco lotes de restituição do IR de 2024. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
A Receita Federal desembolsará um total de R$ 6,87 bilhões para 5.347.441 contribuintes, com os pagamentos sendo realizados ao longo do dia na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Entre os contribuintes com prioridade, 261.019 informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida, garantindo prioridade no recebimento. Outros 84.659 são contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro lugar, estão 47.238 residentes no Rio Grande do Sul, seguidos por 27.372 cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, o lote inclui 15.077 idosos acima de 80 anos e 7.168 pessoas com deficiência física ou mental ou com doenças graves.
Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte pode consultar a página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Se não estiver na lista, o contribuinte pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se a restituição não for depositada na conta informada, como no caso de uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode agendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do banco, nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não resgatar o valor dentro de um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em "Solicitar restituição não resgatada."
Fonte: Agência Brasil
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!