A Renault apostou alto no segmento de utilitários esportivos com o lançamento do Kardian, um modelo que visa conquistar os consumidores brasileiros, em um mercado onde os SUVs respondem por cerca de 50% das vendas de automóveis novos. No entanto, seis meses após seu lançamento, o Kardian ainda não atingiu as expectativas de vendas.
Desde sua chegada às concessionárias em março, o Kardian registrou 9.783 unidades vendidas, com uma média mensal de 1.630 emplacamentos, culminando em 2.263 vendas apenas em agosto. Isso o posiciona em um modesto décimo lugar entre os SUVs compactos, atrás de concorrentes como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.
Apesar de apresentar um design moderno e um “powertrain” avançado, a forte concorrência no mercado pode explicar o desempenho abaixo do esperado. A faixa de preços do Kardian, que varia de R$ 115.990 a R$ 136.990, é semelhante à dos rivais, mas a percepção da marca Renault entre os consumidores pode ter sofrido nos últimos anos.
O Renault Kardian é construído na plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) e possui dimensões que o colocam no padrão do segmento. Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos, o SUV oferece um espaço interno generoso e um design que destaca seu novo logo e assinatura luminosa.
O interior segue uma linha minimalista, com tecnologia moderna, incluindo um painel digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Embora a ergonomia seja boa, alguns detalhes, como a falta de saídas de ar para o banco traseiro, podem desapontar.
O Kardian vem equipado com um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem. Essa combinação proporciona um desempenho eficiente, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol.
Além disso, o modelo se destaca pela economia de combustível, apresentando os melhores números entre os SUVs compactos no consumo urbano, segundo o Inmetro.
Embora o Kardian ainda busque seu espaço no competitivo mercado de SUVs, a Renault precisa investir em marketing e na evolução de sua linha de produtos para recuperar a percepção de marca desejável no Brasil. O lançamento de uma variante com câmbio manual pode ser uma estratégia para aumentar suas vendas e atrair mais consumidores.
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