O mercado de trabalho para estagiários na região está aquecido. De acordo com levantamento realizado pelo CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola, atualmente há mais de 12 mil estagiários trabalhando na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Nos cinco primeiros meses de 2014 houve um aumento de 8,8% no número de vagas de estágio em relação ao mesmo período do ano passado.
Campinas é a cidade que mais admite estagiários, com 5.663 estudantes ativos no mercado, seguida por Piracicaba, que conta com um número de 3.803. Apesar das quantidades expressivas, ainda há muitas oportunidades em aberto esperando por candidatos interessados. O levantamento também mostra que, no momento, existem 468 vagas para serem preenchidas na RMC, sendo 260 delas apenas em Campinas e 101 na cidade de Paulínia.
Segundo Rosângela Pereira, gerente do CIEE para a região, o estágio oferece crescimento não só para o estudante, mas também uma chance para as empresas formarem profissionais dentro da sua realidade. “A empresa que contrata estagiários tem a oportunidade de recrutá-los e moldá-los conforme as necessidades do mercado, e isso é muito importante quando pensamos em mão de obra qualificada. Empresas socialmente responsáveis e modernas, do ponto de vista gerencial, têm essa abertura”, analisa.
Felipe Lima, hoje coordenador da área comercial da ACIC, é um caso de profissional que cresceu dentro de um programa de desenvolvimento e se moldou às oportunidades que lhe ofereceram para chegar a um cargo de liderança. “Iniciei minha carreira na área comercial, desenvolvendo habilidades fundamentais para minha formação profissional e ampliando minha rede de contatos. Entender a necessidade de empresários e ter ferramentas para saná-las foi uma experiência motivadora, pois é um trabalho com propósito genuíno”, conta.
Além do aprendizado, as chances de efetivação e de crescer dentro da organização são oportunidades que devem ser aproveitadas pelos jovens profissionais, com a possibilidade, inclusive, de chegar a cargos de liderança futuramente. “Atualmente, depois de quase dois anos, estou como coordenador da área e atuo diretamente com jovens que buscam experiência e aprendizado”, relata Lima.
Programa de estágio da ACIC busca jovens empreendedoresA ACIC abre, a cada semestre, um programa de recrutamento voltado a contratar estudantes de diversas áreas profissionais. A entidade, desde 2012, já admitiu jovens em áreas de negócios ao longo de quatro campanhas, e, agora, oferece oportunidades para universitários que queiram se desenvolver nesse campo.
Segundo Adriana Flosi, presidente da Associação, é perceptível o ganho que se tem ao abrir oportunidades a novos talentos. “Dentro da ACIC temos vários profissionais em cargos relevantes para a entidade que foram descobertos por meio de programas de recrutamento como este. Isso é importante porque renova nosso corpo de atuação, traz um gás novo para a organização, mantendo um espírito sempre jovem e empreendedor”, afirma.
A ACIC, que tem admitido muitos jovens profissionais nos últimos anos, está com as inscrições abertas para o seu programa de estágio até o final do mês de junho. Em julho, os candidatos passarão pelo processo seletivo, com possibilidade de serem admitidos até oito estagiários. A entidade oferece, além da bolsa-auxílio, bonificação por meritocracia e um pacote de benefícios.
Serviço
Programa de Estágio Jovens Empreendedores ACICQuem pode se inscrever: estudantes cursando ensino superior em Administração de Empresas, Economia, Publicidade e Propaganda, Marketing, Comércio Exterior e outras áreas ligadas a negócios, com formação prevista a partir de dezembro de 2015.Perfil dos candidatos: interesse em se desenvolver na área de negócios, com vocação para o comercial, ótima comunicação, controle emocional para trabalhar sob pressão e interesse por desafios.Benefícios: bolsa-auxílio de R$ 1.000,00 mais bonificação por meritocracia, vale-refeição e alimentação, e seguro de vida.Inscrições: até o 31 de julho pelo site: www.programadeestagioacic.com.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!