Ram Rampage 2025 entrega desempenho robusto e alta tecnologia

A Ram Rampage 2025 foi projetada especialmente para as realidades sul-americanas, com foco nas necessidades do motorista brasileiro. Desenvolvida integralmente na América do Sul, a picape oferece quatro versões — Big Horn, Rebel, Laramie e R/T —, todas com tração 4x4, câmbio automático de nove marchas e pacote tecnológico voltado à conectividade e segurança.

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Versatilidade para trabalho e lazer

Cada versão da linha Rampage tem um perfil bem definido. A Big Horn traz o novo motor 2.2 turbodiesel, ideal para quem busca robustez e eficiência. A Laramie aposta no visual sofisticado e pode ser equipada com motor a diesel ou gasolina. Já a esportiva R/T vem com o potente motor Hurricane 4, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. A Rebel, versão avaliada nesta análise, combina apelo off-road com acabamento escurecido e oferece motorização diesel ou gasolina.

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Desempenho urbano, rodoviário e off-road

A avaliação da versão Rebel 2025 com motor 2.2L turbodiesel de 200 cv incluiu trechos urbanos em São Paulo, rodovias para o interior paulista e trilhas em Monte Sião (MG). No trânsito urbano, o conjunto motor e câmbio mostrou agilidade e conforto. A direção é leve, e os sistemas de assistência como alerta de colisão, frenagem automática e permanência em faixa atuam de forma eficiente.

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Na estrada, o bom isolamento acústico, a suspensão bem calibrada e o ar-condicionado dual zone elevam o conforto da cabine. O desempenho em ultrapassagens é satisfatório e o consumo se manteve equilibrado nos cerca de 700 km percorridos.

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No off-road, a Rampage Rebel utilizou a tração 4x4 reduzida e demonstrou capacidade de enfrentar terrenos desafiadores com barro, pedras e inclinações. Os pneus All Terrain, controle de descida e proteção inferior reforçam a proposta aventureira do modelo.

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Tecnologia e segurança em destaque

A Rampage 2025 entrega um pacote completo de tecnologia embarcada. São sete airbags, alerta de ponto cego, câmera de ré, sensores 360°, faróis Full LED com função cornering, carregador por indução e conectividade sem fio para dois dispositivos. O sistema RAM Connect permite ações remotas como partida do motor e travamento das portas.

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Outro ponto positivo é o espaço interno e a caçamba com 980 litros, iluminação em LED e tampa com abertura remota. O acabamento interno da versão Rebel é refinado, com couro nos bancos, painel e volante, além de detalhes estéticos como os retrovisores com luz de cortesia projetando o logo da marca.

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A Ram Rampage 2025 se destaca pela combinação entre desempenho, tecnologia e versatilidade. A variedade de versões atende diferentes perfis de motoristas — do urbano ao aventureiro — com motorização eficiente e um pacote completo de segurança. O único ponto de melhoria identificado está na direção elétrica, que poderia ser mais direta em altas velocidades. No geral, a picape reforça o posicionamento da marca RAM no mercado brasileiro como referência em sofisticação e robustez.

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Notas Rápidas, por Sérgio Dias

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Ayrton responde suas dúvidas e agiliza a compra de pneus

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A Pirelli anunciou, em colaboração com a rede Campneus, a introdução de um assistente virtual inteligente chamado Ayrton, desenvolvido para atuar no atendimento via WhatsApp e potencializar as vendas da empresa. Desde o início do ano, a tecnologia tem sido usada no Contact Center da empresa, sendo responsável por aproximadamente um terço das vendas indiretas no período, segundo Marco D’Urbano, CIO da Pirelli América Latina.

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A novidade foi implementada em São Paulo e está disponível em todas as lojas da rede Campneus. O recurso utiliza a plataforma IXIA, que adota tecnologias de Processamento Cognitivo Simbólico e Análise Semântica Contextual para compreender intenções em tempo real, eliminando a necessidade de dados históricos e garantindo respostas imediatas e automatizadas, mesmo em ambientes complexos.

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“O uso da Inteligência Artificial como uma ferramenta de aprimoramento comunicacional é uma tendência em todo o mundo, e a Pirelli não poderia ficar de fora”, afirmou D’Urbano. “Este lançamento acompanha uma característica muito presente no nosso DNA centenário.”

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Farizon H9E chega como proposta elétrica para transporte urbano de cargas

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A Farizon inicia sua operação no Brasil com a chegada do H9E, caminhão elétrico voltado ao transporte urbano de cargas. Representada no País pelo Grupo Timber, a marca do Geely Holding Group inicia as vendas em agosto de 2025, com distribuição inicial em nove filiais da Timber localizadas em cinco estados. A introdução do H9E integra a estratégia da companhia para atender à demanda crescente por veículos comerciais de emissão zero com foco em logística de curta e média distância.

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Com versões homologadas de 6 e 8 toneladas, o H9E é construído sobre chassi de longarina reta em aço 510L e equipado com suspensão de feixe de molas, o que garante estabilidade e resistência para operações comerciais intensas. O modelo tem cabine simples com três lugares, acabamento funcional em PVC e tecido, além de compartimentos de armazenamento e comandos acessíveis para condutor e passageiros.

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Fiat apresenta Fastback 2026 com nova linha de versões e equipamentos

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A Fiat lançou a linha Fastback 2026, primeiro SUV Coupé da marca, com atualizações visuais e ampliação dos recursos tecnológicos, de segurança e conectividade. Desenvolvido no Brasil, o modelo passou a contar com versões atualizadas das motorizações Turbo 200, Turbo 200 Hybrid e Turbo 270, além de novos pacotes opcionais voltados para conforto e serviços digitais.

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“O Fastback revolucionou este segmento, e com um design disruptivo, criou uma tendência para novos SUVs Coupé no Brasil. Com as mudanças, o modelo seguirá entregando design único, espaço e conforto, muita tecnologia e uma gama de motorizações versátil, incluindo as versões híbridas que permitem acesso para uma faixa maior de consumidores, sendo um sucesso de vendas e tornando a Fiat líder nesta categoria”, afirma Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

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HARTING celebra 30 anos no Brasil e projeta expansão sustentável

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A subsidiária brasileira da HARTING, multinacional alemã de conectividade industrial, celebrou seu 30º aniversário. A cerimônia reuniu clientes, funcionários, fornecedores e parceiros para marcar três décadas de presença no Brasil e discutir os próximos passos da empresa no continente sul-americano.

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Com sede em Barueri desde 1994, a empresa consolidou sua presença no Brasil ao adaptar tecnologias de conectividade às demandas da indústria local. A unidade brasileira atua no desenvolvimento e customização de soluções voltadas para conectores industriais, com foco em desempenho, manutenção e escalabilidade. A atuação se estende por toda a América do Sul.

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Série M ganha dois reforços e fãs brasileiros já comemoram

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O grupo de veículos esportivos da BMW no Brasil terá acréscimo confirmado a partir de julho com a estreia de dois novos modelos da Série 2 Gran Coupé. A fabricante alemã anunciou a chegada do BMW M235 xDrive e do BMW 220i Gran Coupé M Sport ao país no início do segundo semestre, com pré-venda prevista para as próximas semanas.

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O BMW M235 xDrive será equipado com motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros em linha e entregará 317 cv de potência, com aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos cinco segundos. Já o BMW 220i M Sport contará com a mesma motorização, porém com 204 cv. A carroceria Gran Coupé é comum aos dois modelos e representa a aposta em design aerodinâmico e versatilidade.

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Marcopolo completa 20 mil unidades e amplia atuação no Espírito Santo

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Em um momento considerado estratégico para a indústria brasileira, a Marcopolo atingiu a produção de 20 mil unidades em sua fábrica de São Mateus, no Espírito Santo. A marca foi celebrada com a entrega de 40 ônibus urbanos ao sistema Transcol, operado na Região Metropolitana da Grande Vitória, como parte de um lote de 137 unidades previstas. O destaque é que, em 2024, a empresa alcançou 70% de participação na renovação da frota urbana local.

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Segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais do mercado interno e marketing da Marcopolo, o marco ultrapassa a métrica produtiva. “Mais do que um marco de produção, as 20 mil unidades fabricadas em São Mateus simbolizam o nosso compromisso de longo prazo com o Espírito Santo. Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade.”

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UNICAMP lança centro pioneiro em mobilidade elétrica no Brasil

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A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) formalizou o lançamento do Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (CEMOBE), uma estrutura voltada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em mobilidade elétrica, infraestrutura de testes e veículos híbridos. O projeto será instalado no Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), com investimento inicial de R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

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Com previsão de conclusão da sede em até dois anos, o centro integrará cerca de 200 pós-graduandos, 100 estudantes de graduação, 33 docentes e 40 empresas. O professor Tárcio Barros, coordenador da iniciativa e docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), afirma que o CEMOBE será “um polo integrador entre universidade e indústria, capaz de acelerar o desenvolvimento tecnológico e dar respostas às demandas brasileiras de forma customizada”.

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Xiaomi SU7 Ultra já está à venda com pacote de pista e edição limitada

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A Xiaomi lançou oficialmente no mercado chinês o modelo SU7 Ultra, veículo elétrico de alto desempenho. O anúncio inclui duas versões especiais: o pacote opcional “Track Package” e a edição limitada “Nürburgring Limited Edition”, ambas com foco em desempenho em circuito e produção direcionada a públicos específicos.

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A versão SU7 Ultra padrão é equipada com o sistema Xiaomi Hyper Tri-Motor, acelera de 0 a 100 km/h em 1,98 segundos e alcança a velocidade máxima de 350 km/h. Inclui ainda bateria de alta voltagem, sistema de resfriamento reforçado, suspensão pneumática de câmara dupla e freios aprimorados. O preço sugerido é de RMB 529.900, aproximadamente R$ 398 mil.

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Chevrolet Tracker 2026 chega com mudanças e foco em conectividade

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As primeiras imagens oficiais do Chevrolet Tracker 2026 revelam não apenas o visual renovado do SUV, mas também bastidores da planta da General Motors em São Caetano do Sul (SP), onde o modelo já está sendo produzido. Um vídeo divulgado por Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul e disponível nesse link https://youtu.be/YLNC42kIgMA, apresenta os detalhes da nova geração e os processos adotados na fábrica que passou por adaptações estruturais nos últimos meses.

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O início da produção comercial marca uma nova etapa para um dos modelos mais vendidos da Chevrolet na região. A montagem do Tracker 2026 exigiu modificações na fábrica paulista com foco em produtividade, ergonomia e incorporação de novos recursos industriais. A mudança é resultado direto de estudos de mercado que nortearam o projeto com base nas demandas dos consumidores.

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Civic Advanced Hybrid roda mais no modo elétrico do que a combustão

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A Honda inicia as vendas do Civic Advanced Hybrid, nova aposta da marca no segmento dos sedãs eletrificados. O modelo combina dois motores elétricos e um motor a combustão num sistema híbrido autorregulado, que prioriza a tração elétrica durante a maior parte do tempo de condução. Com preço inicial de R$ 265.900,00, o carro está disponível nas cores Preto Cristal e Cinza Basalto.

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O veículo utiliza o sistema e:HEV, já presente nos modelos Accord e CR-V, combinando um motor 2.0 ciclo Atkinson (143 cavalos) com dois motores elétricos, um deles exclusivo para tração (184 cavalos e 32,1 kgfm) e outro para geração de energia. A bateria de íons de lítio fica sob o banco traseiro. Segundo a montadora, a maior parte da condução ocorre em modo EV Drive, exclusivamente elétrico. A seleção entre os modos híbrido e combustão é feita automaticamente conforme a demanda da condução.

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