Projeto "Pode ou Não Pode?" tem início em Hortolândia

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Com a entrega de livros da coleção homônima aos educadores da rede, teve início, na noite da última quarta-feira (12/09), o projeto “Pode ou não pode?”, em Hortolândia. O projeto é uma parceria da Editora Adonis com a prefeitura municipal da cidade, por meio da secretaria de educação. A cerimônia marca o início do curso, cujo projeto conta ainda com outras formações continuadas, visita de contadores nas escolas e entrega de livros aos alunos da rede municipal de ensino. O objetivo do projeto é discutir entre os professores a importância dos valores morais e da convivência humana nas escolas e incentivar à leitura entre os alunos.

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O evento aconteceu na Emef Profº Claudio Roberto Marques e contou a presença da escritora Luciene Regina Paulino Tognetta, que assina a coleção distribuída e ministrará os cursos de formação.

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Autonomia, regras, respeito às diferenças, limitações e valorização das aprendizagens de cada criança são temas abordados na formação. O curso, de 15h, se estende em cinco encontros de 3h nas próprias unidades escolares. Serão formadas três turmas, com capacidade para 55 profissionais em cada grupo. Para atender as 56 escolas da rede, a previsão é que as aulas se estendam até dezembro deste ano.

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“Precisamos fazer com que os nossos alunos tenham valores morais e sociais”, afirmou Luciene Tognetta. “É preciso que eles aprendam a tomar decisões e a se responsabilizar por elas num ambiente colaborativo", acrescentou a autora.

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Os livros de Luciene serão distribuídos aos alunos e professores do jardim II ao 5º ano. Como parte integrante do projeto, os alunos das escolas municipais de ensino infantil e fundamental receberão os encantadores de histórias da Editora Adonis garantindo momentos especiais e lúdicos aos pequenos leitores.

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Projeto "Pode ou Não Pode?": Uma reflexão sobre regras na escola

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Com o questionamento sobre a utilização de regras na escola, a escritora Luciene Regina Paulino Tognetta propõe diversas formações a fim de levar aos educadores a questão do "ser autônomo", aquele que compreende as regras sociais em função de uma necessidade. Como organizar as regras para que nossas crianças conquistem a autonomia, premissa para uma condição de cidadão? Esse, e muitos outros, são os questionamentos presentes nas próximas formações.

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Fonte: Editora Adonis

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