Projeto “Jornal Voz da Turma” transforma emoções e vivências de alunos em jornal escolar na Emef Maria Célia, em Hortolândia

Pensar, sentir, perguntar, ouvir, expressar e compartilhar. Esses verbos se tornaram rotina para os estudantes da Emef Maria Célia Cabral Amaral, no Jardim Amanda I, que participam do projeto educomunicativo “Jornal Voz da Turma”, parte do componente “Convivência e Afetos” do Programa de Educação Integral promovido pela Prefeitura de Hortolândia.

Saiba mais

Idealizado pela agente educacional Cristiana Jesus Silva dos Reis, o projeto é voltado a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais por meio da produção de um jornal escolar. Os estudantes participam ativamente de todo o processo: escolha das pautas, entrevistas, redação dos textos, seleção de fotos e diagramação.

Saiba mais

Desde sua criação, o jornal já envolveu aproximadamente 200 alunos em nove turmas, resultando em seis edições impressas. As publicações trazem conteúdos diversos, como piadas, receitas, enquetes sobre emoções, entrevistas com professores e colegas, reflexões e sugestões para melhorias na escola.

Saiba mais

“Quis criar um espaço de escuta, onde as crianças pudessem se expressar, entender a si mesmas e melhorar a convivência com os outros. Durante uma pós-graduação, ouvi sobre o uso de jornais em sala de aula e percebi que era a ferramenta perfeita para isso”, explica Cristiana, que também promove rodas de conversa para debater temas como identidade e sentimentos.

Saiba mais

Voz das crianças, memória da infância

O “Jornal Voz da Turma” se tornou um canal de expressão e diálogo entre os estudantes, os educadores e toda a comunidade escolar. Para muitos alunos, a experiência é marcante:

Saiba mais

“Foi uma honra, porque nós mesmos demos a nossa voz. Fazer parte do Jornal da Prof.ª Cris é sentir uma energia boa, algo que vai ficar na memória”, conta Emanuelly Vitória, do 5º ano D.

Saiba mais

“Eu amei muito! A gente se divertiu demais. Fizemos várias rodas de conversa para decidir tudo juntinhos”, compartilha Aline Maria, do 5º ano I.

Saiba mais

“Agradeço à escola por dar a oportunidade de dar nossa voz no jornal”, completa Emanuela Maria, também do 5º ano D.

Saiba mais

Reconhecimento acadêmico

A experiência do projeto foi apresentada por Cristiana nesta quinta-feira (10/07), no Seminário “Fala Outra Escola”, promovido pelo GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada), da Unicamp, em Campinas. O evento reuniu educadores de todo o Brasil que compartilham práticas pedagógicas inovadoras.

Saiba mais

Educação que forma cidadãos

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, o “Jornal Voz da Turma” valoriza o protagonismo infantil, os vínculos afetivos e o direito de expressão, ao mesmo tempo em que forma leitores, escritores e cidadãos conscientes do coletivo.

Saiba mais

O projeto é mais um exemplo de como a educação pública pode ser transformadora quando olha para o aluno como ser integral, criativo e capaz de transformar o mundo ao seu redor — começando pelas páginas de um jornal feito com amor, escuta e colaboração.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia