Prefeito Antonio Meira e diversos secretários municipais participaram da cerimônia nesta sexta-feira (08/11)
O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, participou, nesta sexta-feira (08/11), da cerimônia de inauguração da Escola SESI (Serviço Social da Indústria) Hortolândia, na Vila São Francisco, região central do município. O evento que trouxe à cidade o presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, reuniu, num ambiente de festa, diversas autoridades do meio empresarial e da esfera pública, como deputados, vereadores e secretários municipais, além de professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis.
No discurso, voltado inicialmente aos pais, Meira destacou o “privilégio de terem os filhos matriculados numa escola tão importante para a cidade, que oferece educação em tempo integral e forma cidadãos”. O prefeito lembrou aos presentes todo o apoio dado à entidade para a construção de uma unidade SESI no município, que, em contrapartida, além de educação de qualidade, proporcionou a revitalização de parte da região central.
Para garantir a instalação da Escola SESI na cidade, a Prefeitura doou à FIESP a área de 30 mil m² onde a unidade educacional foi construída, próxima ao Paço Municipal Palácio das Águas. Além disso, a Administração realizou obras de infraestrutura nas vias de acesso com abertura de ruas, pavimentação, iluminação pública, dentre outras. Também cedeu um prédio para a escola funcionar, em caráter provisório, até que a sede estivesse inteiramente pronta.
“Pensamos em mobilidade urbana, em pavimentação, construção de viadutos e postos de saúde. Mas pensamos, em primeiro lugar, no ser humano, em garantir para as nossas crianças a educação em tempo integral. O SESI veio com este intuito. Garantimos para as nossas crianças um futuro melhor em termos profissionais, mas também como bons cidadãos. Assim, garantimos para elas as melhores colocações, os melhores trabalhos nas empresas que estão chegando. Oferecemos para todas as famílias melhores condições de vida. Agradecemos à FIESP, na pessoa de Paulo Skaf, por este empreendimento que honra Hortolândia e vai valorizar nossa cidade e a vida de todos os hortolandenses”, destacou o prefeito, dando boas-vindas ao presidente da FIESP.
“A escola tem um papel decisivo de transformação no mundo atual. Só por meio dela temos um País mais rico e mais justo. A escola que hoje inauguramos aqui é mais do que um simples prédio. Neste lugar, há a alegria das crianças, a dedicação dos professores e especialistas do ensino e a participação dos pais”, destacou Valter Vissione Gonçalves, superintendente do SESI/SP. “O aluno é a figura central de nosso processo educativo. Aqui ele aprende a ser, a aprender e a conviver. Descobre sua vocação e traça seu projeto de vida. O SESI tem um modelo de ensino testado e a experiência concreta de formar cidadãos”, complementou.
Escola em tempo integral
Localizada na Rua Antônia Mancini Pinelli, 755, a escola oferece, atualmente, educação em período integral para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. A previsão é que, em 2014, estudantes do 8º ano também estejam no regime integral e, no ano seguinte, os do 9º ano, segundo o administrador escolar da unidade, Celso Messias.
Num ambiente moderno e acolhedor, crianças e jovens encontram, além das 19 salas de aula, duas áreas de convivência, biblioteca escolar com acervo atualizado, diversos laboratórios (de informática, ciência e tecnologia, química, biologia e física), salas de música e artes cênicas, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society, dentre outros espaços. Dos 672 matriculados no Ensino Fundamental e Médio, 72% são moradores de Hortolândia e 83% beneficiários da indústria, de acordo com o gestor.
Casada com um industriário, a dona de casa Paula Camila de Andrade, moradora do Jardim Mirante, em Hortolândia, tem um filho de 6 anos matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental. Ele realiza um sonho antigo dos avós paternos e maternos. “Gosto de tudo, da qualidade do ensino, da infra-estrutura e, por ser de tempo integral, das outras atividades de socialização com música, esportes, biblioteca, que ele gosta muito. Já tinha boa base, que trouxe da escola municipal, e continua se desenvolvendo. Esta escola é uma grande conquista para a nossa cidade”, afirma.
Lucas H. de Almeida Paz, de 12 anos, morador do Jardim Santa Clara, e estudante do 7º ano do Fundamental, considera “muito bom” o ensino na unidade. “Os professores se preocupam bastante com o nosso aprendizado, são dedicados. Aqui fiz muitos amigos e tenho um laboratório de informática que não existe em todas as escolas. Tem sala de Lego para montagem e programação de robôs”, destaca o menino. “É um espaço muito bom, com vivências musicais e teatrais, além do método de ensino”, afirma o colega Fábio Henrique Ribeiro dos Santos, de 13 anos, morador do Jardim Amanda e estudante do 9º ano. “Estou feliz por ter uma escola com esta infra-estrutura na nossa cidade e bem próxima do meu bairro”, diz.
“O sistema SESI oferece material para o professor trabalhar. Assim, conseguimos fazer com que os alunos produzam muito mais, o que representa mais conhecimento para ele continuar nos estudos e conseguir bons empregos, principalmente na cidade. É a formação de profissionais para a cidadania”, afirma o professor de Geografia, José Theodoro da Silva Neto.
Para a secretária municipal de Educação, Cleudice Baldo Meira, a inauguração da unidade Hortolândia do SESI representa “ensino de qualidade em nosso município, por meio do trabalho realizado com compromisso com a educação, que vem oportunizar para a comunidade hortolandense novas oportunidades, novas vagas, um olhar para a tecnologia. É um trabalho voltado ao desenvolvimento de múltiplas habilidades: integração com o meio ambiente, tecnologia, esportes, cultura e desenvolvimento do aluno integralmente”, avalia.
Para dar à população de Hortolândia mais oportunidades de formação e qualificação educacional e profissional, a Administração tem apoiado a vinda para o município de instituições de ensino de qualidade, sejam elas vinculadas à iniciativa privada, como a escola SESI, ou de caráter público, como o IFSP (Instituto Federal São Paulo), que, neste ano, abriu as primeiras turmas gratuitas de Ensino Superior.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!