Prefeitura retira lixo e entulho descartados irregularmente em área verde na Av. Olívio Franceschini

O descarte irregular de lixo e entulho, além de ser crime ambiental em Hortolândia, contribui com o abrigo de animais peçonhentos, causa mau cheiro, alagamentos e pode ser foco de incêndio e queimadas. As equipes da Administração Municipal intensificam a limpeza da cidade e concluíram a retirada destes materiais, descartados irregularmente, em uma área verde localizada na avenida Olívio Franceschini, próxima ao Condomínio Residencial Jardim de Mônaco.

Saiba mais

"O trabalho foi realizado com maquinário próprio para o serviço. Este crime ambiental é realizado em diversas áreas da cidade, inclusive próximo de parques socioambientais, praças e canteiros centrais de vias. Ao deslocar uma equipe para a retirada de entulho, é perdido tempo já que os trabalhadores podem contribuir com outras ações para a população. Pedimos a colaboração de todos para descartar entulho, gratuitamente e de maneira correta, em um dos PEV's (Pontos de Entrega Voluntária)", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Saiba mais

Os PEV's,  prédios próprios da Prefeitura de Hortolândia para o descarte correto e gratuito de entulho e diversos outros tipos de materiais são importantes para manter a zeladoria da cidade. As equipes da Administração Municipal realizam, periodicamente, a manutenção nestes locais para melhor atender a população. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, são 13 dispositivos distribuídos em diferentes regiões. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça para a população que é importante fazer o descarte correto de resíduos, em um dos PEVs da cidade. A população pode consultar qual é o PEVs mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Saiba mais

Os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. 

Saiba mais

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.

Saiba mais

Fonte: Prefeitura

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia