Nesta terça-feira (19/11), inscritos puderam conhecer como funciona um viveiro e aprender técnicas variadas para a produção de mudas
Cerca de 30 bolsistas do programa Qualifica Cidadão tiveram, nesta terça-feira (19/11), aula prática no Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, no Loteamento Adventista Campineiro. A vivência faz parte da formação na área de jardinagem, oferecida gratuitamente aos inscritos pela Prefeitura de Hortolândia, por meio de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Inclusão e Desenvolvimento Social.
Lançado em fevereiro deste ano, o programa busca proporcionar, a quem está fora do mercado, requalificação profissional em duas frentes: geração de renda e qualificação para o trabalho. A aula prática no Viveiro foi ministrada pelo técnico agrícola Tony Cláudio Andrade Sousa e pela estagiária em gestão ambiental Caroline Serafim.
Durante a aula, os bolsistas, homens e mulheres entre 30 e 65 anos, aprenderam sobre preparação da terra, tipos de plantas e sementes e diversas técnicas de produção de mudas, como a estaquia (uso de pedaços de árvores e arbustos), mergulhia (imersão do galho em água para o nascimento de raízes), alporquia (o galho é descascado e a partir dali é produzida a muda) e borbulhia (uso de brotos da roseira para produção, num mesmo arbusto, de rosas com cores variadas).
“Além de conhecerem como é a estrutura de um viveiro, a preparação da terra, a produção e o cuidado com as mudas, o combate a pragas e doenças, espécies de plantas e suas necessidades, os alunos puderam ter uma vivência em relação ao curso, de como é o trabalho de um viveirista, o profissional jardineiro”, esclarece Caroline Serafim.
“A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social enriquece o Programa Qualifica Cidadão, oferecendo oportunidade aos participantes do programa Vivências e Práticas, que podem se tornar profissionais qualificados na área de jardinagem. A aula prática realizada no Viveiro Municipal, espaço apropriado com estufas, canteiros, solo preparado e sistema de irrigação, permite ao participante vivenciar, na prática, todo conteúdo teórico do curso”, afirma a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.
De acordo com a diretora do Departamento de Trabalho, Geração e Renda, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Alessandra Sarto, a parceria completa o trabalho de qualificação. “É muito válida a formação para os integrantes do programa Qualifica Cidadão, pois jardinagem é um mercado promissor. Hortolândia possui diversas praças, além dos condomínios que são instalados na cidade e temos muita procura por jardineiros no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador). Acreditamos no sucesso dos capacitados, para que eles possam preencher as vagas abertas no município”, disse Alessandra.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!