Com investimento de cerca de R$ 390 mil, a Prefeitura de Campinas concluiu a revitalização da sinalização de trânsito no Jardim Adhemar de Barros, bairro do distrito do Ouro Verde. A ação, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), inclui a implantação de 175 novas placas e a pintura de 1.077 m² de sinalização horizontal nas vias do bairro.
Foram contempladas vias como Eliane Trabulsi Valente, Eliphas Maria Chinelato Vilela, Elysio Prado Moreira, Fernando Paolieri, Homero Silva, Martinho Lutero, Massae Tsukada, Pedro Cortado e Wilson Colorato. Conforme divulgado pela Prefeitura, o objetivo é aumentar a segurança viária e prevenir acidentes, contribuindo para salvar vidas no trânsito.
Moradores e trabalhadores do bairro destacaram a importância da iniciativa. O motociclista Anderson Tiago, residente no bairro há 35 anos, aprovou a sinalização: "Ficou perfeito. Estava precisando. Eu moro em uma esquina e quase direto haviam acidentes. Ficou muito bom". Já Fábio Junior Xavier, que trabalha e mora na região, comentou: "É bom para chamar a atenção dos condutores, para ficarem mais atentos".
Marcos Adriano e Marly Della Porta, moradores há 30 anos, ressaltaram a importância da consciência dos motoristas além da sinalização: "É muito bom ter, mas o pessoal precisa respeitar, principalmente nas ruas das escolas", explicou Marcos. Marly complementou: "É importante também a consciência de quem está dirigindo, senão não adianta nada".
Em 2026, conforme divulgado pela Prefeitura de Campinas, a Emdec revitalizou a sinalização de nove bairros, incluindo o Jardim Adhemar de Barros, e está finalizando outros três. Ao todo, já foram aplicados quase 95,3 mil metros quadrados de tinta, instaladas 3,4 mil novas placas e implantadas 182 rampas acessíveis, com investimento próximo de R$ 13,5 milhões.
Localizado no distrito do Ouro Verde, o bairro faz divisa com Jardim São Cristóvão, Jardim Esplanada e Parque das Indústrias. Os principais pontos de referência são as praças Mário Viola, Ema Bonon Viola e Valter de Almeida (Jacaré de Papo Amarelo), que contam com áreas para eventos, parquinhos, pistas de caminhada, academia ao ar livre e campo de futebol com iluminação em LED, recentemente revitalizadas pela administração municipal.
O Jardim Adhemar de Barros é acessado principalmente pelas ruas Elysio Prado Moreira, Eliphas Maria Chinelatto Villela e avenida Martinho Lutero, estando atendido por diversas linhas de ônibus e por unidades de saúde e ensino, além de comércios locais.
A revitalização visa aumentar a segurança viária, prevenindo acidentes e salvando vidas no trânsito.
Foram implantadas 175 novas placas e pintados mais de mil metros quadrados de sinalização horizontal nas vias.
Nove bairros foram revitalizados, entre eles o Jardim Adhemar de Barros, e três estão em fase de finalização do serviço.
As praças Mário Viola, Ema Bonon Viola e Valter de Almeida, que contam com áreas de lazer, esportes e eventos.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!