Objetivo é aumentar visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, promove um curso de culinária saudável e uma visita aos Assentamentos 1, 2 e 3, de Sumaré. As atividades são voltadas às 30 entidades cadastradas no município, junto ao Departamento de Segurança Alimentar.
A visita aos assentamentos de Sumaré, que acontecerá no dia 17 deste mês, é destinada aos representantes das entidades atendidas pelo Banco de Alimentos e aos membros do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional). A finalidade é aproximar os produtores dos alimentos dos beneficiados, entrelaçando o ciclo do atendimento e fortalecendo vínculos.
O Dia Mundial da Alimentação, neste ano, é focado na atenção mundial a seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), comemora desde 1945 o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro, dia da fundação da organização. A comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.
O Banco de Alimentos adquire semanalmente frutas, legumes e hortaliças dos Assentamentos de Sumaré, Iperó e Mogi Mirim, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e os distribui para 30 entidades cadastradas. O PAA é um programa de parceria entre o governo federal e o municipal que visa promover o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, é fundamental destacar que o Brasil deixou o mapa da fome. “Integrar um país que tem a preocupação com todas as classes e garante principalmente a alimentação de todos com qualidade é um ótimo motivo pra se comemorar. Faz parte do plano de governo da Administração estar próximo de todos, aumentando a qualidade de vida das pessoas, proporcionando disciplina e capacitação para que os alimentos sejam bem distribuídos e melhor aproveitados”, comentou Alessandra.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!