Prefeito de hortolândia inaugura Base Comunitária da Guarda Municipal no Parque Santo André

prefeitura de hortolandia inaugura nova base da guarda comunitaria da cidade

Saiba mais

Antonio Meira (PT) fez a entrega do local que abrigará a sede da Defesa Civil

Saiba mais

A Guarda Comunitária iniciou, nesta segunda-feira, dia 27, as ações nos bairros que integram o setor da Região do Parque Santo André. A inauguração da Base Comunitária da Guarda Municipal e sede da Defesa Civil que aconteceu no domingo, dia 26. De acordo com o prefeito Antonio Meira (PT), a construção do espaço é uma vitória dos moradores. “Esta obra reflete diretamente na vida das famílias da comunidade. Neste ano, pretendemos inaugurar mais uma base comunitária no Jardim Rosolen ”, adiantou o prefeito, durante a cerimônia de inauguração.

Saiba mais

Meira destacou obras executadas na cidade. “Cada obra social de infraestrutura contribui com a segurança pública. As trocas de iluminação, manutenção e instalação de asfalto, conservação das viaturas, novo carro para Defesa Civil fazem parte dos projetos de mobilidade urbana. Estamos planejando a cidade, com o máximo de cuidado em todos os setores, pois pretendemos avançar juntos”, disse.

Saiba mais

Os atendimentos da Guarda Comunitária serão direcionados após o acionamento na sede da Guarda Municipal, pelo telefone 0800-111580. A operação humaniza a atuação da Guarda Municipal que, por meio de reuniões com os moradores e trabalhos diferenciados, torna-se parte do cotidiano do bairro. A permanência de uma mesma guarnição aproxima e aumenta a confiança da população nos mecanismos de Segurança da cidade.

Saiba mais

O evento foi marcado pela aula inaugural da academia ao ar livre que integra o espaço de 150 m² , ao lado do campo de futebol do Jardim Santo André, localizado na rua Emily Cristianne Giovanini, s/n, Parque São Gabriel. A Guarda Municipal de Sumaré realizou uma apresentação com cães durante a inauguração.

Saiba mais

AÇÕES

Saiba mais

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, a filosofia comunitária baseia-se na análise de dados policiais de determinadas regiões. Diante das informações, as ações são discutidas pela Guarda Comunitária, em conjunto com os moradores. A partir dessas reuniões, são traçadas estratégias que podem, inclusive, abranger outras áreas de governo, como infraestrutura, educação, serviço social e trânsito.

Saiba mais

“Antes, trabalhávamos com a reação, agindo depois que um conflito se instalava. Agora, partimos de um mapeamento, considerando as características do local e agindo preventivamente”, explicou o secretário.

Saiba mais

Para Mariana Ribeiro, 27 anos, moradora do Parque São Gabriel, o cenário do bairro já mudou. “Quando estavam fazendo as reformas e mudanças no prédio, podemos perceber que a GM próxima da população inibe um pouco dos roubos e furtos. Temos um comércio na região e pretendemos integrar este projeto e colaborar com a realização, disse.

Saiba mais

A Guarda Comunitária opera com duas guarnições intercaladas diariamente. Um ponto importante é a permanência dos mesmos guardas municipais no projeto, o que possibilita a aproximação e interação com a comunidade. Essa permanência permite também que os guardas conheçam os moradores do bairro e, assim, identifiquem com mais facilidade pessoas e veículos suspeitos. Os guardas contam, ainda, com o apoio e patrulhamento de motos da Guarda Municipal.

Saiba mais

Além da interação diária com a comunidade, por meio de patrulhamento, os moradores são convidados a discutir, pelo menos, uma vez por mês, a operação e as estratégias utilizadas pelo projeto.

Saiba mais

GUARDA COMUNITÁRIA

Saiba mais

Estrutura: Duas viaturas, oito guardas comunitáriosAtuação: Período diurno (À noite, o bairro é coberto pela ação setorial da Guarda Municipal)Atuação: Patrulhamento comunitário (Vias públicas, escolas, comércios, praças), apoio em ações preventivas, trabalho voltado para ações sociais na comunidade (reuniões de moradores, palestras, etc).

Saiba mais

Bairros Atendidos: Parque Santo André, Parque São Gabriel, Parque São Miguel, Jardim Everest, Campos Verdes, Jardim Santa Clara do Lago I.

Saiba mais

DEFESA CIVIL

Saiba mais

A Defesa Civil é um órgão ligado à Secretaria de Segurança. O gerenciamento dos trabalhos passa a ser realizado na sede própria. As principais ações da Defesa Civil são orientações preventivas à saúde e ao meio ambiente.

Saiba mais

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Iluide Carborneiro, as instalação da sede na região central facilita o acesso nos atendimentos. “Nossa equipe conta com 12 profissionais que receberam novos uniformes: blusas, calças e luvas antichamas auxiliam nos trabalhos executados”, valorizou.Quem precisar de atendimento pela Defesa Civil pode entrar em contato pelo telefone 199.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia