Conheça toda a maravilha da costa paulista para você aproveitar o melhor do sol e calor. Desbravamos o litoral brasileiro, para você aproveitar o melhor do verão. Conheça agora, a costa paulista
BertiogaA cidade garante férias completas com suas belezas naturais e atrações para toda a família. Quem gosta de praia, mas não abre mão de infraestrutura vai gostar de Bertioga. Por ali, o reduto mais badalado é a Riviera de São Lourenço, onde não faltam casas de alto padrão, serviços de primeira e muito agito nos bares, restaurantes e festas do local. Outras praias, como Guaratuba e Boracéia, atraem famílias e grupos em férias. As opções de lazer disponíveis que incluem passeios de barco, caiaque, canoa e trilhas ecológicas atraem cada vez mais turistas e amantes da natureza. A paisagem é rica e promete agradar: além das praias, a região abrange mangues, rios, cachoeiras e muita mata, característica da Serra do Mar.
SantosUm dos berços do futebol arte brasileiro, também é a maior cidade do litoral paulista. Santos oferece boa infraestrutura e boas águas para o mergulho. Traz o maior jardim de orla do mundo e com uma ciclovia que acompanha toda a sua extensão. Ideal para relaxar e curtir a família, além das práticas de esportes na areia e na água. Uma das principais atrações é a Linha Turística de Bonde, com veículos da época que foram restaurados em suas características originais. Outra opção de lazer, principalmente para crianças e apreciadores de vida marinha é o Aquário Municipal, com mais de 120 espécies de peixes. Apesar da atmosfera familiar e de natureza presente em Santos, o centro histórico foi totalmente revitalizado e está mais charmoso do que nunca, com novos bares modernos e bons restaurantes. Quanto à hospedagem os turistas podem ficar tranquilos, pois existem hotéis para todos os bolsos.
GuarujáUm dos principais destinos do turista paulistano durante todo o ano. O caos enfrentado no trânsito em cada feriado prolongado vale a recompensa. Estar em contato com o mar, sentir os bons ares do litoral, faz esquecer um pouco dos problemas do cotidiano. O Guarujá fica bem próximo a capital, são apenas 90 km entre as duas cidades. Lá é possível encontrar muita agitação, durante a alta temporada e feriados. São 27 praias de belezas únicas, algumas bem pouco conhecidas. Além das praias, o Guarujá também conta com: trilhas, mirantes com vista para região do litoral, ilhas isoladas, fortes, fortalezas e pavilhões antigos. Detalhes que fazem a imaginação voar e voltar no tempo.
CaraguatatubaTem praias e atrações que agradam aos mais diferentes gostos. Surfistas, turmas de amigos que querem viajar gastando pouco, famílias e até o pessoal da high society frequentam Caraguatatuba. Na região do centrinho, as praias não se destacam tanto quanto o movimento e as atrações do lugar: há shopping, muitos restaurantes e pousadas, a maioria no estilo popular. Lá o agito é certo e fica por conta dos bares, festas e shows de verão que atraem multidões. Mas ainda há outras praias espalhadas pela região, como a Martim de Sá, que atrai a galera do surf, e Tabatinga, que é mais reservada e abriga condomínios de luxo, lanchas cruzando o mar e bons hotéis.
IlhabelaA fórmula certa para quem deseja recarregar as energias à beira-mar. Com suas águas azuis, Ilhabela é um local perfeito para descanso e para pessoas que gostam de contato com a natureza. Mesmo nas praias mais agitadas, como a do Curral e a da Feiticeira, com muitos bares e procurada pelos jovens, o clima de sossego impera. Para quem gosta de se aventurar ao encontro de paisagens mais remotas também não faltam opções, como as praias de Castelhanos e Bonete. A praia do Pinto é ideal para prática de windsurf e esportes aquáticos. Durante o inverno, na segunda semana de julho, ocorre a Semana Nacional da Vela, um dos esportes mais praticados na ilha. Aliás, Ilhabela é conhecida como a capital da vela. O ano todo, as opções de hospedagem são bastante amplas e vão desde charmosas pousadas bem confortáveis até hotéis mais estruturados. Mas é preciso lembrar, que o local está longe de ser um dos destinos mais baratos do litoral norte do estado de São Paulo.
São SebastiãoSuas praias estão entre as mais famosas e badaladas do litoral norte paulista. Em São Sebastião, elas são cheias de personalidade e se espalham pelos 100 quilômetros da costa do município. Quem busca a opção de praia deserta deve ficar com Juréia, as outras são perfeitas para o surf, como: Camburi, Maresias e Camburizinho. Uma boa alternativa também é presenciar um pôr-do-sol espetacular em Boiçucanga. Destinos não faltam para quem deseja aproveitar uma boa praia - seja para sossegar, paquerar ou praticar esportes. Em Maresias, ainda há o Sirena, uma das baladas mais famosas de todo o litoral norte e lugar de conhecer gente bonita.
UbatubaDurante feriados prolongados recebe uma verdadeira multidão de paulistanos loucos para recarregar as energias e dar um tempo no estresse. Jovens, casais e famílias inteiras encontram na cidade opções que vão desde pontos para surf - como a famosa Itamambuca - até pedaços de areia banhados por mar manso e perfeito para as crianças - como na praia do Lázaro. Quem procura agitação noturna tem como destinos certos os bares na Praia Grande ou Tenório. No centro, é possível visitar feirinhas de artesanato ou fazer um passeio nos parques de diversão instalados à beira-mar.
ItanhémCidade muito movimentada e de preços bem acessíveis. Itanhaém tem boa estrutura e suas praias costumam lotar no verão, principalmente devido a colônias de férias da região, que promovem muitas atividades e reúnem famílias e o pessoal mais jovem. Além das praias com orla urbanizada, há algumas construções históricas e pontos turísticos para serem visitados, como a Cama de Anchieta, formação rochosa que, segundo a lenda, foi um dos refúgios preferidos do beato José de Anchieta.
PeruíbeEstá entre as cidades mais procuradas da baixada santista. Peruíbe tem natureza, bastante movimento durante o verão e praias de sobra. Frequentada principalmente por famílias em férias, em sua orla urbanizada é possível fazer tranquilas caminhadas ou passeios de bicicleta.
IguapeÉ uma das cidades mais antigas do estado e está inserida na área da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Pequenina, Iguape possui um centro histórico com construções dos séculos XVIII e XIX, época de seu auge econômico. Há museus e construções abertas para visitas, como a Basílica do Bom Jesus do Iguape. As praias de são, em sua maioria, desertas. Algumas têm acesso proibido por fazerem parte da estação ecológica.
CananéiaPossui extensa área de mata, rios, lagoas, mangues, dunas, praias e muitas cachoeiras, a maioria acessível por trilha. Tudo isso em Cananéia, uma das cidades mais antigas do litoral, cuja vila ainda mantém charmosas construções históricas. A orla da Avenida Beira Mar promete boas caminhadas em um cenário relaxante e as famosas ostras podem ser encontradas sempre frescas e com facilidade. Além de ser muito procurada como ponto de partida para a Ilha do Cardoso e para as ilhas próximas, Cananéia vale a visita para quem quer conhecer sua vida marinha abundante e sua natureza preservada. Os restaurantes de frutos do mar são uma ótima pedida por ali e para se hospedar há opções de hotéis e pousadas simples.
Ilha do CardosoNo extremo sul do estado, um lugar de encher os olhos com sua beleza natural. Quem vai à Ilha do Cardoso precisa se preparar para andar bastante a pé e encontrar pousadas e restaurantes muito simples durante a estadia e não pode esquecer itens como lanterna, repelente e boné. Ah, e o mais importante: saber que a beleza do lugar compensa qualquer esforço. Grande parte da Ilha é protegida pelo famoso Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que oferece um espetáculo de fauna e flora para quem visita a o lugar. Algumas praias são desertas e as que são habitadas servem como lares de pescadores. Os passeios de barco são uma constante no local e fazem a travessia para os vilarejos, mas fique esperto, a Ilha do Cardoso tem número limite de visitantes.
Ilha CompridaTem atrativos diversificados. Além das praias mais movimentadas, com quiosques e pontos de pesca, a Ilha Comprida abriga praias mais desertas, acessíveis por trilha, praias boas para surf e até mesmo algumas que apresentam dunas e piscinas naturais. A região de Iguape, ao sul, possui pousadas e hotéis simples.
MongaguáPossui praias boas para o surf, como Flórida Mirim, e outras boa para a pesca. Na praia Agenor de Campos, uma plataforma de 400 metros é base para pescadores 24 horas por dia. O passeio mais popular por lá é a feirinha de artesanato, frequentada por famílias e turmas de amigos. Durante o verão, o local fica bastante cheio, pois há muitas casas de veraneio.
Praia GrandeUm destino popular muito movimentado no verão. A Praia Grande tem orla urbanizada, onde é possível fazer longas caminhadas, praticar esportes, andar de bicicleta e de quadriculo. Outra opção é o Portinho, uma área de lazer ideal para passar o dia em família, pois conta com quiosques, churrasqueiras, mesas, píer para pesca e aluguel de barcos. As colônias de férias locais são outra característica da cidade e atraem muita gente na alta temporada. Toda a estrutura de serviços e comércio é bem completa e as hordas de visitantes agitam a praia durante o dia enquanto os bares e restaurantes fazem completam o serviço à noite. Além das casas de veraneio, há hotéis e pousadas, a maioria no estilo simples. Uma dica para os banhistas é checar a qualidade da água das praias antes de entrar no mar.
São VicenteUrbanizada. São Vicente tem praias movimentadas e populares que contam com quiosques. Como algumas delas são impróprias para banho, a pesca de anzol é bem popular por lá. A cidade é famosa por sua vida noturna, que se concentra em bares e clubes na Ilha Porchat e na praia de Itararé. Cartão postal da cidade, a Ponte Pênsil leva à vizinha Santos.
Este artigo é fonte do Adoro Viagem acessem
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!