Porque Hortolândia não terá segundo turno?

Hortolândia, com um eleitorado de aproximadamente 160 mil pessoas, não realizará segundo turno nas eleições para prefeito. Isso ocorre porque, segundo a legislação eleitoral brasileira, apenas municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter uma segunda rodada de votação.

Saiba mais

Ainda sobre os números do eleitorado em Hortolândia, em 2012, a cidade contava com cerca de 132 mil eleitores, e, hoje, esse número subiu para 160 mil. Desse total, 54% são mulheres e 47% são homens. Ainda desse total cerca de 42% tem ensino médio completo e apenas 10% tem superior completo.

Saiba mais

Sobre o segundo turno das eleições

Apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, a eleição pode ser decidida no primeiro turno se um candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos votos, excluindo nulos e brancos. Se nenhum candidato atingir essa marca, os dois mais votados avançam para o segundo turno. Já em municípios com menos de 200 mil eleitores, como é o caso de Hortolândia, a eleição é definida pela maioria simples: o candidato com mais votos no primeiro turno é eleito.

Saiba mais

Além disso, vale lembrar que o sistema de segundo turno não se aplica às eleições para as câmaras municipais, que seguem o sistema proporcional, levando em conta o quociente eleitoral e partidário, além das sobras de votos.

Saiba mais

De acordo com estatisticas, em 2020, 57 municípios brasileiros realizaram segundo turno, incluindo 18 capitais, o que representou 60% das 95 cidades onde essa segunda fase era possível.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia