Ponte Estaiada tem previsão de ser entregue em 6 meses

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As obras de construção da Ponte Estaiada entraram na etapa final. Com a conclusão da parte mais demorada da obra, de implantação dos estais, a equipe de operários trabalha na instalação de defensas que dividem a pista da passagem de pedestres e o gradil que protegerá as laterais da ponte. A previsão é que esta etapa seja realizada em três meses, quando terá início a pavimentação da pista e a ligação viária com os trechos urbanos em cada cabeceira da ponte. Toda a estrutura fica pronta neste semestre. Quando finalizada, a Ponte fará parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, obra de responsabilidade do Governo do Estado.

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De acordo com o engenheiro responsável pela ponte, Sebastião Ronquin, a primeira etapa de obras foi concluída com êxito, dentro do prazo previsto. “No final do ano, finalizamos a implantação dos estais. Com isso, finalizamos a base da ponte, que é a pista que será pavimentada e toda a base estrutural”, enfatizou o engenheiro. Ao todo, foram implantados 16 estais (cabos de aço), que dão sustentação à ponte por ficarem ligados ao solo e a um mastro central de 75 metros de altura.

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“Esta obra não é somente grande em tamanho, mas também em importância. Esta ponte terá papel fundamental no futuro da cidade, servindo de porta de entrada para mais desenvolvimento. Trabalhamos hoje para criar condições de que, em alguns anos, nosso sistema viário seja modelo”, observou o prefeito Antônio Meira.

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Quando finalizada, a ponte terá 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. O eixo de integração tem início na Rua João José da Silva, no Jardim Santa Rita de Cássia, e faz interligação com a Avenida Projetada, no Jardim Nova América. A estrutura fará a travessia sobre as lagoas de contenção de enchente, também em construção pela Prefeitura às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Carmem Cristina.

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O projeto da Ponte Estaiada é financiado pelo banco venezuelano CAF (Cooperação Andina de Fomento), que emprestou para a Prefeitura US$ 22,1 milhões. A operação financeira tem o aval do Governo Federal, avalista da Administração Municipal. O custo da obra é de R$ 67,9 milhões.

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A Ponte Estaiada é uma das obras previstas no Plano Diretor de Sistema Viário, em implantação pela Prefeitura. O projeto completo, elaborado com a participação da comunidade, prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos.

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Corredor Metropolitano

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O projeto básico do traçado do Corredor Metropolitano em Hortolândia foi elaborado pela Prefeitura, que encaminhou a documentação para análise da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), responsável por licitar a obra. O Estado informou que já realizou a pré-qualificação para escolha da empresa responsável pela continuidade do Corredor Metropolitano. Neste mês, será feita a homologação da empresa ganhadora e, em 60 dias será dada a ordem de serviço para início das obras, de acordo com o governo estadual.

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As obras compreendem a ligação da Avenida Olívio Franceschini à Ponte Estaiada, por meio de um túnel sob a Avenida da Emancipação. Da Ponte Estaiada, o traçado segue pela Rua Antônio Costa dos Santos, no Jardim Nova América, até o entroncamento com a Rodovia SP-101 (Jornalista Francisco Aguirre Proença), na altura do Jardim Nossa Senhora de Fátima.

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Neste trecho, a concessionária Rodovias do Tietê implantará um dispositivo de acesso, cujo projeto está em elaboração e deve ser previamente autorizado pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). “Para o município, estas obras são um ganho significativo. Investimos em melhorias urbanas que se tornam ainda mais viáveis com obras de integração metropolitana. A Prefeitura colabora com estas ações por meio de aprovação de projetos e desimpedimentos de áreas. O objetivo é trazer ao munícipe acessos facilitados, além de garantir a eficiência em todo o sistema viário que corta a cidade”, ressaltou Meira.

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Todo o projeto do Corredor Metropolitano Noroeste proporcionará a ligação entre Americana, Santa Barbára d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas, facilitando o acesso entre as cidades e diminuindo o tempo de percurso.

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