Cerca de 60 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira participaram, na manhã desta quinta-feira (15/05), do plantio de 55 mudas de árvores próximo ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária) Jd. Auxiliadora, órgão da Prefeitura que integra o sistema de coleta e descarte correto de resíduos sólidos no município. O objetivo da ação, que faz parte do Programa Cidade Limpa, realizado pela Administração, é envolver as crianças em um ato prático de educação ambiental, destacando a necessidade da colaboração de todos, desde pequenos, para a preservação do meio ambiente.
As espécies escolhidas para o plantio são todas nativas e foram fornecidas pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos. Entre elas, foram plantadas mudas de Ipê roxo, Resedá, Ipê de jardim, Saboeiro e Quaresmeira.
Localizado na Rua Antonio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva, este é o primeiro dos cinco PEVs a ser entregue à comunidade. A inauguração, que faz parte do calendário de aniversário de 23 anos da cidade, acontece no próximo domingo (18/05), às 9h, com a presença do prefeito Antonio Meira.
O PEV é um local fechado com portaria, paisagismo e zelador, preparado para receber sofás, colchões velhos, entulhos, isopor, plástico PET e outros materiais recicláveis e funcionar de modo integrado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos) para garantir o correto destino e reaproveitamento de resíduos sólidos recicláveis no município.
Educação Ambiental
De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o plantio reforça o trabalho de conscientização que vem sendo realizado na rede municipal de ensino. “As unidades escolares já desenvolvem reflexões sobre o meio ambiente em sala de aula. Com essa ação, reforçamos a necessidade de multiplicar a preocupação com questões ambientais”, afirma. “As crianças gostam de participar, plantar as árvores. Assim, buscamos a formação da cidadania em nossos estudantes, transformando a cidade em um local mais limpo, arborizado e bonito”, conclui.
Segundo Ricardo Zanoni, educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, envolver as crianças no plantio faz com que tenham ainda mais vontade de cuidar das árvores. “Elas participaram, colocaram terra, tiraram fotos e até compararam o antes e o depois do local”, comenta.
Zanoni destaca que o próprio objetivo do espaço, de promover o destino ambientalmente correto de resíduos sólidos no município, leva a uma reflexão entre os alunos. “As crianças são receptivas, prestam atenção ao que informamos, fazem perguntas. Quando se reforça essas questões, provocamos a sensibilização para que entendam o quanto é importante ter esse olhar de amor e carinho sobre o meio ambiente”, finaliza.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!