Pedagogia antirracista é tema de formação voltada a profissionais da Educação em Hortolândia

Aulas em formato híbrido começaram nesta terça-feira (05/04), com encontro presencial no auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro

Saiba mais

Profissionais da rede municipal de Ensino participam, até outubro deste ano, de formação continuada sobre “Teorias e Práticas Promotoras para o Desenvolvimento de uma Pedagogia Antirracista”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. A aula inicial, realizada na noite desta terça-feira (05/04), no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, foi ministrada pelo Prof. Rodrigo de Paula Brito e abordou o tema “Por uma pedagogia antirracista no município de Hortolândia”.

Saiba mais

Voltada a educadores e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a formação gratuita é coordenada e orientada pelo Prof. Especialista Adelson dos Santos. Ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Saiba mais

As aulas acontecem no período da noite, das 18h30 às 20h30, com turma às terças-feiras para os que atuam na Educação Infantil e, às quartas-feiras, para os do Ensino Fundamental. A formação tem carga horária de 80 horas/aula, e formato híbrido, com encontros presenciais e remotos. Entre os temas que serão abordados ao longo do curso estão Psicanálise e psicologia social como estratégias na educação antirracista, Identidade e representatividade negra no espaço escolar, Literatura Afro-brasileira: o livro infantil e as relações étnico-raciais na escola, Educação das relações étnico-raciais: combatendo preconceitos e construindo novos diálogos e práticas pedagógicas antirracistas, Reflexões sobre o Continente Africano e As histórias que a história não conta e o risco de uma história única.

Saiba mais

O curso atende às exigências da lei 10.639/03 e busca orientar professores e educadores da rede municipal de Hortolândia para que desenvolvam práticas pedagógicas de combate ao racismo. Entre os objetivos específicos estão o de promover diálogos sobre a cultura afro-brasileira, valorizando a diversidade étnico-racial; desenvolver estratégias para combater o preconceito e a discriminação racial no ambiente escolar; construir ações e práticas que viabilizem o ensino da cultura africana e afro-brasileira no âmbito educacional, através de um olhar descolonizador; desconstruir estereótipos racistas enraizados na estrutura do nosso país, que cotidianamente são reproduzidos no ambiente escolar; promover ações efetivas e práticas para a aplicação da lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e potencializar as ações antirracistas no âmbito escolar.

Saiba mais

“O curso de Formação Continuada Teorias e Práticas Promotoras para o Desenvolvimento de uma Pedagogia Antirracista traz uma proposta importante para o fazer pedagógico reflexivo da escola, dos professores e profissionais. Parte da prerrogativa da importância de promover a igualdade e equidade no ambiente escolar em torno das questões étnico-raciais, através de diálogos, práticas e ações de combate ao racismo. Essas questões não podem ser desconsideradas na formação ética, social, política e educacional de nossas crianças e jovens. É um tema cuja relevância ultrapassa a lei. É uma questão que está presente nas relações sociais e necessitam ser revisadas, reaprendidas, descorporificadas, desestigmatizadas e compreendidas”, ressalta o supervisor educacional do CFPE Paulo Freire, Donizeti Faria. 

Saiba mais

“A formação continuada possui o intuito de combater e desconstruir o processo discriminatório racial existente nas escolas, que vem de uma herança cultural, fruto do racismo estrutural e que se encontra intrínseco na nossa sociedade em diversas áreas e setores”, afirma o professor formador do CFPE Paulo Freire, Adelson dos Santos.

Saiba mais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia