A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, organiza, neste sábado (17/05), uma mega operação de combate à dengue. Mais de 400 voluntários, entre servidores municipais e equipes da Secretaria de Saúde, percorrerão toda a cidade, levando orientações de prevenção e vistoriando imóveis em busca de possíveis criadouros. Caminhões e máquinas atuarão nas ações de cata bagulho, coibindo o descarte irregular de materiais que possam acumular água. A operação terá apoio de todas as secretarias municipais.
Para a ação, a cidade será dividida em cinco regiões: Nova Hortolândia, Jardim Amanda, Santa Clara, Jardim Rosolen e Jardim Novo Ângulo. A partir das 8h, funcionários públicos, agentes de saúde, equipes de enfermagem e médicos da rede vão se reunir nas unidades de atendimento de referência de cada região. Deste ponto, os voluntários vão partir em caminhada pelas ruas dos bairros próximos, passando de casa em casa. A meta é atender o maior número possível de residências.
De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, equipes de enfermagem de plantão em cada região vão possibilitar a coleta de sangue de pacientes suspeitos, a fim de que possa ser realizado o diagnóstico de dengue. “Nossos voluntários vão identificar pessoas com sintomas. Aqueles que se enquadrarem nos critérios da dengue, vão fazer a coleta para exame de diagnóstico. Esta é uma importante ferramenta na apuração dos números reais de dengue no município. Estes dados servem para o desenvolvimento das ações de prevenção”, destacou.
“Vamos mobilizar toda a cidade no combate à dengue. É muito importante que toda a população colabore e faça a sua parte, mantendo quintais e casas livres de criadouros”, enfatizou a secretária de Saúde, Paula Nista. A população também deve colaborar com o trabalho dos voluntários, abrindo os portões para a vistoria. Os voluntários estarão identificados e vão realizar a operação em grupos.
Nebulização
Além da operação de combate à dengue, neste final de semana, a Prefeitura realiza nebulização nos bairros onde foram identificados casos positivos da doença. Nesta semana, foram nebulizadas ruas dos bairros Jardim Nova Boa Vista, Remanso Campineiro e Jardim São Sebastião. O inseticida contra pernilongos e mosquitos é espalhado no ar por um operador, que passa de casa em casa nas quadras onde há mais de uma pessoa doente.
Uma parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) possibilitou, ainda, que Hortolândia recebesse, de maneira inédita, ações de nebulização veicular. Com apoio de uma bomba aspersora adaptada em uma caminhonete, o inseticida é aplicado nas residências de maneira ágil e segura. A região do Jardim Nossa Senhora de Fátima foi a primeira a receber a nebulização veicular. A operação se repete, nesta segunda-feira (19/05), nos mesmos bairros, a fim de eliminar o maior número possível de mosquitos da dengue.
Passeata
Nesta quinta-feira (16/05), os alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ana José Bodini Januário foram às ruas para alertar a população sobre o perigo da dengue. A passeata contra a dengue chamou a atenção dos moradores do Jardim Amanda, que receberam folhetos produzidos pelas crianças com informações sobre a doença.
Durante o trajeto, iniciado na escola, os pais dos alunos também marcaram presença, reforçando a importância da ação. Segundo o diretor José Luis Menegoro, os próprios estudantes responderam aos questionamentos de alguns munícipes sobre o motivo da passeata.
“Nós demos nosso recado, nossa parte foi feita. Esperamos que a população faça sua parte também”, ressalta Menegoro.
Fonte: Pref.Hortolândia
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!