A modernização da Serra das Araras, na BR-116 (Via Dutra), segue em ritmo acelerado e já alcançou 25% de avanço físico no primeiro ano de execução. A intervenção é considerada uma das mais estratégicas do país, ao focar em um trecho por onde circulam mais de 390 mil veículos por mês, sendo 36% deles caminhões, o que representa um impacto direto em 50% do PIB nacional.
Segundo Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT, a obra representa um marco em mobilidade, segurança viária e infraestrutura inteligente. A previsão é de que a entrega total ocorra até 2029, mas o primeiro viaduto — com 50 metros de extensão — já tem conclusão prevista para maio de 2025.
A CCR RioSP, responsável pela obra, está liderando um projeto robusto que inclui:
Essas melhorias devem dobrar a velocidade média de tráfego, reduzindo o tempo de viagem em até 50% no sentido Rio e 25% no sentido São Paulo.
O projeto conta com um investimento de R$ 1,5 bilhão, viabilizado pelo BNDES e pela maior emissão de debêntures incentivadas do Brasil. Até o momento, mais de 2 mil trabalhadores atuam em 34 frentes de serviço, e a expectativa é gerar 5 mil empregos diretos e indiretos ao longo da obra.
Além dos benefícios logísticos e econômicos, a iniciativa também está transformando a realidade das comunidades locais. Entre as ações sociais, destacam-se:
A modernização da Serra das Araras se consolida como um exemplo de planejamento eficiente e execução com responsabilidade socioambiental. Quando concluída, a nova via deve se tornar referência nacional em logística, fluidez e segurança viária.
fonte alpha autos
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!