As obras de escoamento da SP-101 voltaram ao centro do debate público em Hortolândia após o prefeito Zezé Gomes reunir, nesta quinta-feira (04/12), autoridades e representantes de órgãos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária. O encontro ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e teve como objetivo discutir soluções para o escoamento de águas pluviais sob a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na altura do Km 7, região que há anos enfrenta alagamentos recorrentes.
A reunião contou com a presença da concessionária Rumo, Sabesp, OAB Hortolândia, juízes, promotores, representantes da Câmara Municipal e deputados da região. A Artesp e o DER foram formalmente convidados, mas não compareceram e eles eram peças fundamentais do dabate.
Durante o encontro, o prefeito apresentou um vídeo detalhando o cenário crítico de drenagem na região do Jardim Rosolém e Nossa Senhora de Fátima. No local, existe apenas uma tubulação considerada insuficiente para o volume de água que desce de diversos bairros, entre eles Nossa Senhora de Fátima, Chácaras Coelho, Nossa Senhora de Lourdes, Penha, Jardim Ricardo, Santa Izabel e Rosolém.
De acordo com estudos da administração municipal, a capacidade atual é de 5 metros cúbicos por segundo, quando o adequado seria 25 metros cúbicos por segundo. A própria rodovia escoa água para esse ponto, ampliando a sobrecarga do sistema.
Moradores relatam que, em dias de chuva forte, a baixada alaga rapidamente, invadindo casas e interrompendo o tráfego.
A situação voltou à pauta com ainda mais força após a morte de Joicilene de Oliveira Pacheco, de 26 anos, no dia 23/11. A jovem foi arrastada pela correnteza enquanto tentava escapar do carro tomado pela água. Segundo relatos, ela pediu socorro, mas não resistiu à força do alagamento.
Além disso, a concessionária Rodovias do Tietê precisou executar uma obra emergencial no local para recuperar parte da pista comprometida pela chuva.
A prefeitura cobra do DER a substituição da tubulação desde 2004. Há também um processo judicial de 2019 determinando a execução das obras, mas nenhuma intervenção foi realizada até o momento.
Representantes do Executivo reforçaram que se trata de uma obra de responsabilidade estadual, por envolver a rodovia e as linhas férreas.
Uma das principais sugestões apresentadas foi a criação de uma frente parlamentar reunindo vereadores e deputados estaduais. A ideia foi proposta pelo vereador Daniel Laranjeira, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado para autorizar a obra.
O secretário de Mobilidade Urbana, Atílio, reforçou que somente o secretário estadual pode determinar o início da intervenção, e não equipes técnicas intermediárias.
Enquanto o impasse persiste, a população é orientada pela prefeitura a evitar locais sinalizados por risco de alagamento. As áreas são monitoradas pela Defesa Civil municipal.
Durante o encontro, a administração também apresentou o Centro de Operação de Emergência (COE), nova estrutura da Defesa Civil Municipal. A sala será o ponto central de decisões e respostas rápidas em situações de risco e desastres.
O COE passa a operar integrado ao novo radar meteorológico adquirido pelos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em parceria com a Agemcamp e o Conselho de Desenvolvimento da RMC. Instalado na Unicamp, o equipamento utiliza tecnologia de transmissão via celular (Cell Broadcasting) para emitir alertas à população de áreas vulneráveis nos 20 municípios da região.
1. Por que o trecho da SP-101 alaga com frequência?O local possui apenas uma tubulação com capacidade inferior ao volume de água que chega de diversos bairros. Estudos municipais apontam necessidade de ampliação imediata.
2. De quem é a responsabilidade pela obra?A intervenção depende do Governo do Estado, por envolver infraestrutura da rodovia e da ferrovia.
3. O que a prefeitura tem feito enquanto aguarda a obra?A administração cobra oficialmente o DER desde 2004, mantém processo judicial desde 2019, reforça sinalizações preventivas e inaugurou o COE para melhorar a resposta em situações de emergência.
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