Obras de escoamento da SP-101 entram em debate após morte de jovem arrastada pela água

As obras de escoamento da SP-101 voltaram ao centro do debate público em Hortolândia após o prefeito Zezé Gomes reunir, nesta quinta-feira (04/12), autoridades e representantes de órgãos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária. O encontro ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e teve como objetivo discutir soluções para o escoamento de águas pluviais sob a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), na altura do Km 7, região que há anos enfrenta alagamentos recorrentes.

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A reunião contou com a presença da concessionária Rumo, Sabesp, OAB Hortolândia, juízes, promotores, representantes da Câmara Municipal e deputados da região. A Artesp e o DER foram formalmente convidados, mas não compareceram e eles eram peças fundamentais do dabate.

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Problema estrutural no escoamento de águas

Durante o encontro, o prefeito apresentou um vídeo detalhando o cenário crítico de drenagem na região do Jardim Rosolém e Nossa Senhora de Fátima. No local, existe apenas uma tubulação considerada insuficiente para o volume de água que desce de diversos bairros, entre eles Nossa Senhora de Fátima, Chácaras Coelho, Nossa Senhora de Lourdes, Penha, Jardim Ricardo, Santa Izabel e Rosolém.

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De acordo com estudos da administração municipal, a capacidade atual é de 5 metros cúbicos por segundo, quando o adequado seria 25 metros cúbicos por segundo. A própria rodovia escoa água para esse ponto, ampliando a sobrecarga do sistema.

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Moradores relatam que, em dias de chuva forte, a baixada alaga rapidamente, invadindo casas e interrompendo o tráfego.

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Tragédia recente expôs risco à população

A situação voltou à pauta com ainda mais força após a morte de Joicilene de Oliveira Pacheco, de 26 anos, no dia 23/11. A jovem foi arrastada pela correnteza enquanto tentava escapar do carro tomado pela água. Segundo relatos, ela pediu socorro, mas não resistiu à força do alagamento.

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Além disso, a concessionária Rodovias do Tietê precisou executar uma obra emergencial no local para recuperar parte da pista comprometida pela chuva.

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Obras de escoamento da SP-101: cobrança existe desde 2004

A prefeitura cobra do DER a substituição da tubulação desde 2004. Há também um processo judicial de 2019 determinando a execução das obras, mas nenhuma intervenção foi realizada até o momento.

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Representantes do Executivo reforçaram que se trata de uma obra de responsabilidade estadual, por envolver a rodovia e as linhas férreas.

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Proposta: criação de frente parlamentar

Uma das principais sugestões apresentadas foi a criação de uma frente parlamentar reunindo vereadores e deputados estaduais. A ideia foi proposta pelo vereador Daniel Laranjeira, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado para autorizar a obra.

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O secretário de Mobilidade Urbana, Atílio, reforçou que somente o secretário estadual pode determinar o início da intervenção, e não equipes técnicas intermediárias.

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Orientações enquanto a obra não começa

Enquanto o impasse persiste, a população é orientada pela prefeitura a evitar locais sinalizados por risco de alagamento. As áreas são monitoradas pela Defesa Civil municipal.

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Hortolândia inaugura sala de gerenciamento de crise

Durante o encontro, a administração também apresentou o Centro de Operação de Emergência (COE), nova estrutura da Defesa Civil Municipal. A sala será o ponto central de decisões e respostas rápidas em situações de risco e desastres.

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O COE passa a operar integrado ao novo radar meteorológico adquirido pelos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em parceria com a Agemcamp e o Conselho de Desenvolvimento da RMC. Instalado na Unicamp, o equipamento utiliza tecnologia de transmissão via celular (Cell Broadcasting) para emitir alertas à população de áreas vulneráveis nos 20 municípios da região.

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FAQ – Obras de escoamento da SP-101

1. Por que o trecho da SP-101 alaga com frequência?O local possui apenas uma tubulação com capacidade inferior ao volume de água que chega de diversos bairros. Estudos municipais apontam necessidade de ampliação imediata.

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2. De quem é a responsabilidade pela obra?A intervenção depende do Governo do Estado, por envolver infraestrutura da rodovia e da ferrovia.

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3. O que a prefeitura tem feito enquanto aguarda a obra?A administração cobra oficialmente o DER desde 2004, mantém processo judicial desde 2019, reforça sinalizações preventivas e inaugurou o COE para melhorar a resposta em situações de emergência.

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