Obras de contenção de enchentes falham

Novas infraestruturas do pacote de obras de contenção de enchentes com investimentos de mais de R$ 50 milhões falham e Hortolândia tem diversos pontos de alagamento.

Saiba mais

Comerciantes e moradores do Remanso Campineiros enfrentavam, há décadas, problemas com inundações nas ruas do centro. A falta de sistema de drenagem de águas pluviais, a pequena quantidade de bocas de lobo e a proximidade com o Ribeirão Jacuba traziam transtornos aos imóveis da região central. Além da enxurrada que invadia as casas e lojas, o aumento do volume da água do córrego tornava inviável até mesmo o tráfego de veículos em alguns trechos.

Saiba mais

O Ribeirão Jacuba já está canalizado, com trechos de canal fechado inclusive, como no Jardim Malta. Na região do Jardim Minda, a Administração Municipal construiu dois reservatórios de contenção de enchentes, o JAC-1 e JAC-2. Os reservatórios armazenam a água da chuva e poderão, até mesmo, abastecer a cidade com a reserva. A obra terminou em 2015, mesmo prazo para a conclusão das obras de macrodrenagem na região central, porem, mesmo com toda esta infraestrutura as fortes chuvas do fim de ano deixam diversos pontos alagados em Hortolândia, como a região central próximo ao Bradesco antigo, no bairro Fátima próximo ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nova Alvorada, região próximo ao Posto da ilha entre outras.

Saiba mais

Foto: Marlene Kuasne

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia