Processo do Detran-SP: o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou uma mudança significativa no processo de baixa permanente de veículos, visando tornar o procedimento mais rápido e acessível.
A partir de 1º de janeiro, os proprietários poderão solicitar a baixa de veículos automotores de forma totalmente online, eliminando a necessidade de se deslocarem até o Poupatempo ou outros órgãos para finalizar o processo.
Essa nova medida também inclui melhorias no processo de gravação e regravação de itens de identificação veicular, como chassi e motor, promovendo maior segurança no histórico e rastreio dos veículos.
Com a implementação da nova norma, a baixa de veículos será feita digitalmente, onde o proprietário poderá solicitar o serviço e acompanhá-lo de qualquer local. O Detran-SP enviará uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) ao local do veículo, para realizar a retirada do chassi, da placa e do documento, além de elaborar um laudo fotográfico. Após a análise, o Detran emitirá a certidão de baixa permanente.
Essa mudança também inclui uma atualização nas normas para a gravação e regravação do chassi, atendendo aos padrões de segurança da ABNT. A gravação, agora mais rigorosa, será validada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), adicionando uma camada extra de segurança ao processo de identificação veicular.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!