Vamos fazer uma pequena homenagem e relembrar as novelas e filmes de Glória Menezes, atriz que faleceu ontem (18), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas pela assessoria da artista, a morte ocorreu em casa e por causas naturais.
Sua carreira teve mais de 60 anos, entre teatro, televisão e cinema, sendo que ela permaneceu por décadas contratada pela Rede Globo e foi protagonista de momentos importantes da teledramaturgia nacional, desde os primeiros anos do gênero até sua última novela, “Totalmente Demais”, exibida entre 2015 e 2016.
Glória Menezes começou a trabalhar profissionalmente no teatro e chegou à televisão ainda nos primeiros anos da teledramaturgia. Em 1963, ao lado de Tarcísio Meira, protagonizou “2-5499 Ocupado”, da TV Excelsior, considerada a primeira novela diária da televisão brasileira.
A parceria com Tarcísio Meira se tornou também uma das mais conhecidas da televisão brasileira. Os dois formaram um casal na vida e em diversas produções, mantendo uma união de quase seis décadas até a morte do ator, em 2021.
Na Globo, a estreia aconteceu em “Sangue e Areia”, em 1967. A partir daí, vieram personagens em algumas das novelas mais populares da emissora.
Entre os principais trabalhos da atriz na televisão estão:
Em “Pai Herói”, de 1979, a personagem Ana Preta representou uma virada na carreira da atriz. Já em “Rainha da Sucata”, Glória mostrou uma vertente mais cômica ao interpretar Laurinha Figueiroa. Anos depois, personagens como Zoroastra, em “O Beijo do Vampiro”, e a Baronesa de Bonsucesso, em “Senhora do Destino”, voltaram a destacar sua versatilidade.
A carreira de Glória Menezes também passou pelo cinema. Um dos títulos mais importantes de sua filmografia foi “O Pagador de Promessas”, de 1962, dirigido por Anselmo Duarte. O filme venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e tornou-se uma das obras mais reconhecidas internacionalmente do cinema brasileiro.
Entre outros trabalhos cinematográficos associados à atriz estão:
Além desses títulos, sua filmografia reúne outras produções realizadas ao longo de décadas de atuação. Bases especializadas registram mais de 30 trabalhos entre filmes e produções audiovisuais.
Logo após finalizar a novela Totalmente Demais, exibida pela Globo entre 2015 e 2016, apareceu em 2018, no humorístico “Tá no Ar: a TV na TV” e, em 2020, esteve no especial “Os Casais que Amamos”. Em 2025, foi homenageada na série documental “Tributo”, do Globoplay.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!