A Toyota avança na preparação de sua nova picape intermediária — apelidada no mercado como a “picape do Corolla” — que deve enfrentar modelos como Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage. O modelo deverá chegar ao Brasil ainda nesta década equipado com motor híbrido flex, além de uma versão plug-in (PHEV) com tração 4×4 elétrica, prometida como uma das mais fortes da categoria.
A confirmação da motorização híbrida veio do próprio presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, durante o lançamento do Yaris Cross. Ele reforçou que todos os novos veículos da marca no país terão versões híbridas flex, alinhando a futura picape à estratégia de eletrificação brasileira.
Maggio afirmou:“Nossa estratégia é sempre quando lançar um veículo ter uma versão híbrida flex full.”
A caminhonete fará parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030, destinado à produção de veículos eletrificados, montagem de baterias e ampliação da fábrica de Sorocaba.
Ainda sem nome oficial, o modelo tem sido associado ao conceito Toyota EPU, apresentado no Japão. Em alguns mercados, pode até resgatar o nome histórico Stout, embora nada tenha sido confirmado.
Segundo publicações especializadas, a nova picape deve fazer sua estreia global entre 2026 e 2027, chegando ao Brasil logo em seguida.
Diferente da Hilux — que utiliza carroceria sobre chassi — a nova caminhonete será construída com estrutura monobloco, solução que privilegia:
A base será uma variação da plataforma TNGA, a mesma de Corolla e Corolla Cross, favorecendo:
As projeções apontam cerca de 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, dimensões muito próximas às da Fiat Toro.
Assim como o Corolla, a picape deve adotar um sistema híbrido pleno flex, em que o motor elétrico e o motor a combustão trabalham individualmente ou em conjunto, sem necessidade de recarga externa.
Hoje, Corolla e Corolla Cross entregam:
A Toyota não confirmou qual motor equipará a picape, mas é provável uma evolução do sistema atual, com mais potência e maior torque para uso utilitário.
Além da versão híbrida convencional, a futura picape deverá estrear no Brasil uma variação híbrida plug-in flex (PHEV), com:
A tecnologia tem como base os estudos feitos no Prius plug-in flex, protótipo já apresentado no país, que combina:
Especialistas afirmam que a calibração do novo sistema deve aproveitar soluções do RAV4 Plug-in, que oferece até 306 cv no mercado internacional.
A nova picape integra o plano de R$ 11 bilhões da marca até 2030, que prevê:
Além da picape, o pacote inclui o novo Yaris Cross híbrido flex e outro modelo eletrificado ainda não anunciado.
Com concorrentes investindo em motores turbo híbridos, elétricos e plug-in, a Toyota aposta na combinação do etanol + eletrificação como diferencial competitivo.
Se confirmada com motor híbrido flex e uma opção plug-in 4×4 forte, a nova picape pode se tornar protagonista no segmento intermediário — unindo:
A expectativa é alta, e o mercado brasileiro observa de perto os próximos passos da montadora.
Com informações de clickpetroleoegas
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