Nova picape híbrida da Toyota avança no desenvolvimento e pode chegar ao Brasil com motor flex eletrificado e opção plug-in 4×4

A Toyota avança na preparação de sua nova picape intermediária — apelidada no mercado como a “picape do Corolla” — que deve enfrentar modelos como Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage. O modelo deverá chegar ao Brasil ainda nesta década equipado com motor híbrido flex, além de uma versão plug-in (PHEV) com tração 4×4 elétrica, prometida como uma das mais fortes da categoria.

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A confirmação da motorização híbrida veio do próprio presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, durante o lançamento do Yaris Cross. Ele reforçou que todos os novos veículos da marca no país terão versões híbridas flex, alinhando a futura picape à estratégia de eletrificação brasileira.

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Maggio afirmou:“Nossa estratégia é sempre quando lançar um veículo ter uma versão híbrida flex full.”

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A caminhonete fará parte do pacote de investimentos de R$ 11 bilhões até 2030, destinado à produção de veículos eletrificados, montagem de baterias e ampliação da fábrica de Sorocaba.

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Picape intermediária com DNA do Corolla

Ainda sem nome oficial, o modelo tem sido associado ao conceito Toyota EPU, apresentado no Japão. Em alguns mercados, pode até resgatar o nome histórico Stout, embora nada tenha sido confirmado.

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Segundo publicações especializadas, a nova picape deve fazer sua estreia global entre 2026 e 2027, chegando ao Brasil logo em seguida.

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Arquitetura monobloco e plataforma TNGA

Diferente da Hilux — que utiliza carroceria sobre chassi — a nova caminhonete será construída com estrutura monobloco, solução que privilegia:

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  • Maior conforto
  • Melhor estabilidade no asfalto
  • Condução com sensação de SUV
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A base será uma variação da plataforma TNGA, a mesma de Corolla e Corolla Cross, favorecendo:

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  • Compartilhamento de componentes
  • Redução de custos
  • Nacionalização de peças
  • Ganhos em segurança e eficiência
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As projeções apontam cerca de 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, dimensões muito próximas às da Fiat Toro.

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Híbrido flex full: o que esperar do conjunto

Assim como o Corolla, a picape deve adotar um sistema híbrido pleno flex, em que o motor elétrico e o motor a combustão trabalham individualmente ou em conjunto, sem necessidade de recarga externa.

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Hoje, Corolla e Corolla Cross entregam:

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  • 1.8 híbrido flex → 122 cv combinados
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A Toyota não confirmou qual motor equipará a picape, mas é provável uma evolução do sistema atual, com mais potência e maior torque para uso utilitário.

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Versão plug-in flex: tração elétrica 4×4 e mais potência

Além da versão híbrida convencional, a futura picape deverá estrear no Brasil uma variação híbrida plug-in flex (PHEV), com:

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  • Recarga na tomada
  • Uso de etanol ou gasolina
  • Tração 4×4 elétrica
  • Conjunto mais forte que o híbrido atual da Toyota
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A tecnologia tem como base os estudos feitos no Prius plug-in flex, protótipo já apresentado no país, que combina:

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  • Motor 2.0 aspirado
  • Motor elétrico mais potente
  • Bateria de aproximadamente 13,6 kWh
  • Potência global de cerca de 223 cv
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Especialistas afirmam que a calibração do novo sistema deve aproveitar soluções do RAV4 Plug-in, que oferece até 306 cv no mercado internacional.

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Parte do investimento bilionário no Brasil

A nova picape integra o plano de R$ 11 bilhões da marca até 2030, que prevê:

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  • Novos veículos híbridos e híbridos plug-in
  • Expansão da fábrica de Sorocaba
  • Montagem de baterias no Brasil
  • Produção de novos motores
  • Geração de até 2 mil empregos diretos
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Além da picape, o pacote inclui o novo Yaris Cross híbrido flex e outro modelo eletrificado ainda não anunciado.

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Toyota pode liderar o segmento com híbrido flex e PHEV 4×4?

Com concorrentes investindo em motores turbo híbridos, elétricos e plug-in, a Toyota aposta na combinação do etanol + eletrificação como diferencial competitivo.

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Se confirmada com motor híbrido flex e uma opção plug-in 4×4 forte, a nova picape pode se tornar protagonista no segmento intermediário — unindo:

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  • Eficiência no dia a dia
  • Baixo custo por quilômetro
  • Robustez para trabalho
  • Autonomia e desempenho para viagens
  • Capacidade off-road superior graças ao torque elétrico
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A expectativa é alta, e o mercado brasileiro observa de perto os próximos passos da montadora.

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Com informações de clickpetroleoegas

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