A chuva de meteoros Oriônidas, originada dos detritos deixados pelo Cometa Halley em 1985/1986, alcançará seu pico na noite de segunda-feira (21). Quando a Terra atravessa esse rastro de poeira, os fragmentos entram na atmosfera a uma velocidade impressionante de 67 km/s, criando os fenômenos luminosos conhecidos como "estrelas cadentes". Apesar de parecerem vir da constelação de Órion, isso é apenas uma ilusão de perspectiva vista da Terra.
As Oriônidas começaram no início de outubro e continuarão até o dia 7 de novembro. As melhores noites para observação são de domingo para segunda e de segunda para terça-feira, entre 18h e 20h30, antes do nascer da Lua. Estima-se a visualização de cerca de 23 meteoros por hora em regiões escuras e longe das luzes urbanas, como o interior do Ceará, que oferece excelentes condições de visualização.
Para assistir ao espetáculo celeste, não é necessário o uso de telescópio. Basta encontrar um local aberto, com pouca poluição luminosa, e apreciar o show a olho nu. Em áreas onde a Via Láctea é visível, também há a chance de observar o cometa Tsuchinshan ao pôr do sol, embora o brilho da Lua e as nuvens possam interferir na visibilidade.
Aproveite as duas noites de oportunidade para observar este fenômeno astronômico e, quem sabe, ver algumas estrelas cadentes!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!