Nascente do Pq. Dorothy está disponível à visitação pública após revitalização

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram, na manhã desta quarta-feira (01/10), de uma visita à nascente 237 no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A atividade integra o projeto "Conhecendo Nossas Nascentes", uma iniciativa da Prefeitura que tem como objetivo apresentar à população as fontes de água naturais do município, incentivando sua preservação.

Saiba mais

A ação, realizada em parceria pelas Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos e de Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, incluiu a instalação de uma placa informativa com QR Code ao lado da nascente. O código fornece dados detalhados sobre a nascente 237, que está preservada e deságua em uma lagoa de águas cristalinas dentro do parque.

Saiba mais

Conscientização desde a InfânciaAlunos das escolas Emeb Josias da Silva Macedo e Emei Jardim Amanda I participaram da atividade e demonstraram compreensão sobre a necessidade de preservação. Zala Khan Safi, 10 anos, comentou: "É importante que as crianças entendam e se importem. A água não é para sempre." João Gabriel Manzi Bernardi, 11 anos, complementou: "Se a água pode acabar, temos que valorizar o que temos aqui."

Saiba mais

Preservação e MonitoramentoDe acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Hortolândia possui 109 nascentes mapeadas no Plano de Revitalização, sendo 20 delas monitoradas e consideradas ativas. A nascente 237 é uma das principais, por não receber tubulações de águas pluviais e manter-se com água pura.

Saiba mais

Semana de Mostra AmbientalA ação também marca a abertura da Semana de Mostra Ambiental no parque, que antecede o Dia das Crianças (12/10). Nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/10), a população poderá conferir, na Sala Ecológica, uma série de projetos ambientais realizados pela Prefeitura.

Saiba mais

Sobre o Projeto "Conhecendo Nossas Nascentes"

Lançado em março deste ano, o projeto visa apresentar nascentes acessíveis para visitação, apreciação e estudo, alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Prefeitura também anunciou a conquista de R$ 1 milhão em recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos para recuperar quatro nascentes na área verde do Terras de Santa Maria.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia