No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), Hortolândia recebeu um presente especial: a primeira microfloresta urbana da cidade.
O plantio foi realizado na manhã de quinta-feira ao lado do Novo Paço Municipal “Prefeito Angelo Augusto Perugini” e próximo ao Corredor Metropolitano, entre as ruas Antonia Luiza de Jesus, Projetada 11 e Projetada 1, no Jardim Metropolitan, região do Jardim Novo Ângulo.
A iniciativa mobilizou centenas de participantes, de crianças a idosos, incluindo servidores municipais, cerca de 40 alunos da EMEF João Calixto da Silva (Chácara Nova Boa Vista) e representantes da EE Maria Antonietta Garnero La Fortezza (Jardim Novo Ângulo).
Para muitos, como Christiane Silva, gerente da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, foi a primeira experiência plantando uma árvore. “Estou achando maravilhoso. Agora que tenho um filho, o Miguel, faz todo o sentido para mim”, disse ela, enquanto plantava um Pau Mulato (Calycophyllum spruceanum).
As crianças se empolgaram em uma “gincana” para ver quem plantava mais mudas. “Já plantei cinco!”, “Eu, sete!”, “E eu, dez!”, disputavam animadamente. Luciana Serafim de Oliveira, 10 anos, do 5º ano, compartilhou: “É muito legal, me senti reconectada com a árvore. Senti uma felicidade! Queria acompanhar seu crescimento.” Já Ana Beatriz Santana Justino, 11 anos, destacou: “Aprendi que devemos fazer o bem à natureza, não maltratá-la.”
A ação também atraiu moradores como Barbra Osório e seu filho Caio, 6 anos, que plantaram juntos. Barbra, que fez um Curso de Jardinagem promovido pelo Fundo Social, elogiou: “Tem muitas árvores no Viveiro. Dá para fazer muitos outros plantios!”
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a área receberá 750 mudas nativas. Nesta primeira fase, foram plantadas 395 mudas de mais de 30 espécies, como Jequitibá-vermelho, Pitanga, Embaúba, Quaresmeira e Ipês (branco, amarelo e roxo).
O plantio integra as atividades da Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda-feira (02/06) com uma oficina de horta urbana no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, onde alunos da EMEB Josias da Silva Macedo aprenderam a fazer terrários.
Na terça (03/06), participaram da palestra “Conhecendo e Protegendo os Recursos Naturais” e jogos educativos sobre reciclagem e biomas. Já na quarta (04/06), a equipe de educação ambiental realizou panfletagem e uma palestra sobre “O Planeta no Limite e Sustentabilidade” na EE Prof. Euzébio Antônio Rodrigues.
Criado pela ONU em 1972 durante a Conferência de Estocolmo, a data visa conscientizar sobre questões ambientais e promover ações sustentáveis. Anualmente, um tema específico é abordado, incentivando iniciativas como reflorestamento, educação ambiental e preservação de ecossistemas.
Participe e ajude a construir uma Hortolândia mais verde!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!