A média diária de roubos a encomendas dos Correios em Campinas (SP) em 2014 é de 1,2 assalto. Segundo o sindicato da categoria, o número é superior ao ano passado inteiro, que teve 190 ocorrências, o que representava uma média de um assalto a cada dois dias. Nos cinco dias úteis deste ano, os carteiros de Campinas já foram assaltados seis vezes.
O número fica maior se comparar os assaltos aos Correios desde a queda da liminar que proibia a entrega das correspondências em 72 áreas de risco de três cidades da região, que aconteceu no dia 24 de dezembro, com o ano passado. Foram 14 assaltos em 11 dias, o que representa 1,3 roubo a carteiros por dia em Campinas.
A polêmica sobre as entregas de encomendas começou no dia 19, quando uma liminar da Justiça proibiu o serviço em 73 áreas de Campinas , Sumaré (SP) e Jundiaí (SP). O pedido foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), diante dos constantes assaltos aos carteiros. Os Correios conseguiram derrubar a liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na véspera do Natal.
Assaltos
Ainda segundo com o sindicato, na terça-feira (7), houve três assaltos aos Correios em Campinas. A Polícia Civil confirmou o roubo a um carro do Sedex no bairro Carlos Lourenço, mas não deu detalhes sobre a ação. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial. Sobre os outros dois roubos, que não foram confirmados pela polícia, o diretor do sindicato, Fábio Xavier, não passou detalhes, mas afirmou que foram dois no Jardim do Lago, sendo um a um carro do sedex e outro a um carteiro pedestre.
O sindicalista afirmou que o número está muito acima do normal e que os funcionários farão uma assembleia nesta quinta-feira (9) para decidir se vão entrar em greve. “Vamos decidir as medidas que vamos tomar porque está insustentável desde a queda da liminar”, relata.
No dia 27 de dezembro, representantes dos Correios fizeram uma reunião com a Secretaria Municipal de Segurança e ficou definido que a Guarda Municipal faria rondas nas áreas de risco que recebem encomendas dos Correios. O monitoramento começou no dia 30 e será feito até 20 de janeiro, quando a escolta particular do Correios começa a acompanhar os carros durante as entregas. O sindicato afirmou que as rondas estão sendo feitas regularmente.
Correios
Sobre os roubos em Campinas na terça-feira, o Correios afirmou, em nota, que continuam sendo adotadas medidas de segurança. Além disso, afirmou que a Guarda Municipal prossegue atuando de forma intensificada com as rondas nos locais de risco. Sobre os números de assaltos desde a queda da liminar, a empresa afirmou que não divulga estatísticas.
A nota da empresa ainda afirma que "para garantir a segurança de seus trabalhadores, dos clientes e da carga postal, os Correios assinaram acordo de cooperação técnica com o Departamento de Polícia Federal para a implantação de medidas integradas para prevenção de roubos a carteiros em todo Brasil".
Fonte: G1 / Campinas e RegiãoFoto: Reprodução EPTV
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!