É com a tranquilidade de quem conta uma história com uma caneca de café com leite na mão, no melhor papo entre amigos, que a pedagoga, Doutora em Educação e apresentadora do Literatura & Educação (RTV Unicamp), Margareth Brandini Park, conta a história de “Angélica e o segredo dos bulbos” para o leitor. Editado e publicado pela Adonis, a obra tem lançamento no próximo domingo, dia 10 de novembro, às 10h30, no Quiosque Gostinho de Leitura (projeto "Leitura com Pipoca"), instalado no Zoo de Americana.
“Angélica e o segredo dos bulbos” levanta questões sobre felicidade e simplicidade, trazendo à tona momentos difíceis que fazem parte da vida, mas passam. A obra aborda o conceito de resiliência - oriundo da física, o conceito se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura - de forma leve e literária. “Diante de um mundo voltado para os prazeres imediatos e das dificuldades de lidarmos com as frustrações, creio ser pertinente escrever sobre vida plena, repleta de desafios que, ao serem superados, nos tornam resilientes e inteiramente humanos”, afirma a escritora.
Margareth fez nascer Angélica para contar ao leitor como seguir em frente, íntegros ou não, diante dos desafios do dia a dia. “A história nasceu da minha paixão pelo ciclo de vida humano e vegetal, gosto dessa mistura de gente e planta”, entrega Margareth, que ainda acrescenta, “o ciclo de vida carrega em si nossos felizes e infelizes momentos. Tudo o que escrevo é muito biográfico, passei por muitas dificuldades e sei que o que sou hoje é resultado desses momentos difíceis”.
É justamente utilizando-se de metáforas e fazendo um paralelo delas com a vida, principalmente com bulbos – órgão vegetal formado por um caule subterrâneo, com folhas cheias de reservas nutritivas e que permite às plantas renovar anualmente suas partes aéreas – que Margareth trata a história de Angélica. A história é contada revelando a troca de correspondência do narrador com a personagem que leva seu nome ao título ao livro. A escolha pela forma de comunicação entre os dois se dá por Angélica estar com uma doença que lhe impunha solidão.
A obra conta também com ilustração do escritor italiano Gianfranco Zavalloni, falecido em agosto do ano passado, vitima de câncer. “Comecei a conversar com ele (Gianfranco), a possibilidade de ilustração do livro em 2012. Ele era ligadíssimo no ciclo da vida, o que podemos perceber facilmente em seus desenhos e escritos. Angélica tem sintonia com esse universo e ele prontamente concordou em ilustrá-la”. As dificuldades trazidas pelo tratamento da doença do escritor fizeram com que ele não chegasse a ilustrar o livro, mas disponibilizasse seu acervo para escolha das ilustrações.
O livro tem tiragem de 1.500 exemplares e parte dela será doada para o hospital filantrópico especializado em oncologia e hematologia pediátrica, Centro Infantil Boldrini, de Campinas, e GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), de São Paulo. No dia do lançamento, serão sorteados 5 exemplares para as crianças presentes. Os livros são acompanhados por uma caixa de lápis de cor.
SERVIÇO:
Lançamento “Angélica e o segredo dos bulbos”Dia 09 de novembro, das 10h30 às 12h, no Quiosque Gostinho de LeituraAv. Brasil, 2525 – Zoo de Americana
100 unidades disponíveis para venda no Quiosque Gostinho de Leitura e no site www.editoraadonis.com.br/loja
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!