Não votou no segundo turno por algum motivo? Então precisará justificar a ausência nas eleições municipais 2024 até 7 de janeiro de 2025. Ela pode ser feita de forma prática pelo aplicativo e-Título, no Autoatendimento Eleitoral via Título Net, pelo Sistema Justifica ou ainda preenchendo o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. Todos os métodos permitem que o eleitor informe o motivo da ausência para análise da autoridade da zona eleitoral.
Para eleitores que não justificaram a ausência ao primeiro turno, realizado em 6 de outubro, o prazo de regularização vai até 5 de dezembro de 2024.
Quem optar por justificar fora do dia da votação tem 60 dias após cada turno para regularizar a situação. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS, pelo portal de Autoatendimento Eleitoral – Título Net, ou por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, em formato PDF. É importante anexar documentos que comprovem o motivo da ausência, garantindo a análise do pedido pela zona eleitoral competente.
Cada turno exige uma justificativa separada. Assim, se o eleitor não compareceu ao primeiro e ao segundo turnos, será necessário justificar cada ausência individualmente. Caso o prazo não seja respeitado, o eleitor terá que pagar uma multa de R$ 3,51 por turno não justificado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!