O número de clínicas de estética interditadas em Campinas cresceu em 2025. De janeiro a agosto, a Secretaria de Saúde fechou dez estabelecimentos por irregularidades, contra apenas um em todo o ano passado.
Além disso, 23 clínicas de odontologia, incluindo espaços que realizam procedimentos estéticos, também foram interditadas neste período. O número já se aproxima do total de 2024, quando 25 locais tiveram as atividades suspensas.
De acordo com a Vigilância Sanitária, os problemas mais comuns nas clínicas de estética incluem:
Já nos espaços odontológicos, foram verificadas falhas como ausência de plano de proteção radiológica e falta de controle de qualidade de imagem.
Segundo Ana Heloísa de Lima Vieira, coordenadora departamental da Vigilância Sanitária, os problemas acontecem em todas as regiões da cidade, embora haja maior concentração de clínicas nos bairros Centro, Taquaral e Cambuí.
Ao buscar por um procedimento estético ou odontológico, o consumidor deve observar os seguintes pontos:
A Vigilância Sanitária alerta também para preços muito abaixo do mercado, que podem indicar riscos quanto à qualidade do serviço e dos materiais utilizados.
"É fundamental verificar se a clínica é licenciada e buscar referências com pessoas de confiança. O consumidor deve desconfiar de promessas milagrosas feitas em redes sociais ou anúncios, que podem não corresponder à realidade", destaca Ana Heloísa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!