A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove nesta quarta feira, 14 de janeiro, o encontro Inclusão em Pauta nos municípios de Hortolândia e Indaiatuba. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo com as administrações municipais e ampliar políticas públicas voltadas à acessibilidade e à inclusão social.
Segundo dados do IBGE de 2022, mais de 26 mil pessoas com deficiência vivem nas duas cidades, público que será diretamente beneficiado pelas ações apresentadas durante o evento.
Em Hortolândia, o encontro acontece às 10h, na Câmara Municipal de Hortolândia. Estão confirmadas as presenças de:
Já em Indaiatuba, o evento será realizado às 14h, no Museu da Água, com a participação de:
Durante o encontro, será realizada a assinatura de convênios para a implantação de três importantes programas estaduais:
Essas iniciativas fortalecem a atuação conjunta entre Estado e municípios na promoção da inclusão social, educacional e profissional das pessoas com deficiência.
O TODAS in Rede oferece cursos voltados a mulheres com deficiência, abordando temas como autonomia financeira, geração de renda, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos. O programa também capacita profissionais que atuam nas redes de proteção.
Os Polos de Empregabilidade Inclusiva PEI têm como foco apoiar a inserção e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento profissional e redução da rotatividade.
Já o Centro TEA Paulista é um equipamento da SEDPcD, gerido em parceria com a Rede Teia Agir, voltado à capacitação de gestores, acolhimento familiar e suporte multidisciplinar sobre o Transtorno do Espectro Autista, além da articulação com políticas públicas de saúde, educação e assistência social.
O encontro Inclusão em Pauta reforça o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a escuta ativa dos municípios e a construção conjunta de políticas públicas que promovam inclusão, acessibilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Inclusão em Pauta HortolândiaData: 14 de janeiro de 2026Horário: 10hLocal: Câmara Municipal de Hortolândia Plenário MenorEndereço: Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel
Inclusão em Pauta IndaiatubaData: 14 de janeiro de 2026Horário: 14hLocal: Museu da ÁguaEndereço: Rua do Museu, 205, Bairro Tombadouro
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!