Pesquisa aponta que 99% dos incêndios são por ação humana

A maioria esmagadora dos incêndios florestais no Brasil é causada por ação humana, segundo a doutora em geociências Renata Libonati, coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Saiba mais

“Cerca de 1% dos incêndios no Brasil são provocados por raios, enquanto os outros 99% têm origem em atividades humanas”, explica Libonati.

Saiba mais

A pesquisadora lidera o sistema Alarmes, que monitora diariamente os focos de incêndio no país por meio de imagens de satélite e emite alertas sobre a presença de fogo na vegetação. Ela afirma que, mesmo quando os incêndios não são intencionais, ainda assim podem ser classificados como “de alguma forma criminosos”, dada a proibição de uso de fogo na vegetação.

Saiba mais

De acordo com os dados do sistema, atualizados a cada 24 horas, a professora destaca que a situação nos três biomas monitorados – Amazônia, Cerrado e Pantanal – é crítica, com a Amazônia enfrentando os piores números já registrados. No Cerrado e no Pantanal, as chamas estão “muito próximas do máximo histórico”.

Saiba mais

Libonati associa os incêndios às atividades econômicas, observando que “a ocorrência dos incêndios no Brasil está intimamente ligada ao uso da terra”. Com a crescente frequência de eventos climáticos extremos, a pesquisadora vê um alerta claro: “Nosso estilo de vida atual é incompatível com o bem-estar da nossa sociedade no futuro”.

Saiba mais

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia