Igrejas da região promovem a “Semana da Reforma Protestante”

Em 31 de outubro é comemorado por evangélicos de todo o mundo o dia da Reforma Protestante. Em 1517, um dia antes da festa católica de “Todos os Santos”, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha). Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, por isso o nome “Reforma”.

Saiba mais

A iniciativa teve consequências por toda a Europa, dividiu reinos, gerou protestos e mortes. E mudou para sempre a Igreja. Para alguns, Lutero destruiu a unidade do que era considerada “a” igreja, era um monge renegado que desejava apenas destruir os fundamentos da vida monástica. Para outros, é um grande herói, que restaurou a pregação do evangelho puro de Jesus e da Bíblia, o reformador de uma igreja corrupta. O fato é que ele mudou o curso da história ao desafiar o poder do papado e do império, e possibilitou que o povo tivesse acesso à Bíblia em sua própria língua. A principal doutrina de Lutero era contra o pagamento de penitências e indulgências aos lideres religiosos. Ele enfatizava que a salvação é pela graça, não por obras.

Saiba mais

“A Reforma teve um grande significado, pois foi responsável por transformações determinantes no rumo da sociedade, com repercussão nos âmbitos social, político, econômico, cultural e educacional, se hoje temos acesso a uma bíblia em português, e ainda cada vez em linguagem mais atual; se vemos o crescimento tão significativo da comunidade cristã evangélica ao redor do país, isso se deve a um movimento iniciado há 500 anos”, relata o Pastor Luterano Ives Möller, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

Saiba mais

Em Hortolândia a data esta sendo lembrada durante os cultos, e durante as aulas das escolas bíblicas dominicais nas mais diversas denominações. Na igreja Assembleia de Deus, por exemplo, a reforma protestante vem sendo destacada nas reuniões de ensino bíblico, nas redes sociais, em palestras e em eventos de diversos departamentos da denominação; para a Assembleia Martinho Lutero se configura como um dos heróis da fé dos tempos modernos.

Saiba mais

Historicamente a reforma deixou um legado importante para todos os Protestantes e para humanidade. “Durantes estes 499 anos de Reforma Protestante, muita coisa mudou, houve grandes mudanças nas esferas políticas, econômicas, morais, filosóficas, e especialmente na educação, um dos aspectos mais importante que considero é o religioso, nessa data lembro com orgulho da coragem e determinação dos percussores da Reforma, do “cisne” (Jan Huss 1415), das entrelinhas emocionadas das estrofes de Castelo Forte (1521) escritas a punho pelo próprio Martinho Lutero, e dos conceitos das cinco “Solas” (1517), que deu base para as 95 teses.” Resumiu o Pastor Eduardo Brasil, do Templo Subsede da AD Hortolândia (Ministério do Belém).

Saiba mais

Exposição mostra a Reforma Protestante do século XVI

A Capelania Universitária da Universidade Mackenzie de Campinas (Instituição de ensino da Igreja Presbiteriana) sedia a exposição “As 95 Teses”, evento que faz alusão a Reforma Protestante do século XVI. A cerimônia de abertura da exposição aconteceu no último dia 20 de outubro e vai até o dia 20 de novembro. O local da exposição acontece na praça de alimentação do Mackenzie Campinas, Av. Brasil, 1220 - Jardim Guanabara.

Saiba mais

Serviço:Exposição: “As 95 Teses”Duração: De 20 de outubro a 20 de novembroHorário: 7h30 às 22h30Entrada: GratuitaLocal: Av. Brasil,1220 - Jardim Guanabara.

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia