Idosos debatem políticas públicas para envelhecer com qualidade de vida

 

Saiba mais

Animação e disposição não faltaram às centenas de idosos que participaram, na manhã desta sexta-feira (29/03), da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Hortolândia, realizada no auditório da Uniesp/Faculdade de Hortolândia, no Jd. Amanda. Eles vieram de diversas áreas do município, dispostos a apresentar sugestões que contribuam para aprimorar as políticas públicas voltadas ao segmento. O evento, que tem como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, recebeu o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo.

Saiba mais

Na abertura dos trabalhos, o prefeito Angelo Perugini, deu as boas-vindas aos cerca de 400 presentes, a maioria integrantes da chamada Melhor Idade. “A melhor profissão da vida é a experiência. Cobra caro, mas explica bem. É uma alegria ver este auditório cheio, ver a participação que tiveram nas pré-conferências. Este é o momento para criarmos oportunidade de estarmos juntos: fazer bailes, viagens, passeios, fazer vocês aproveitarem o mais possível a vida, com a convivência. Não existe coisa mais prazerosa que o amor entre as pessoas. Tenho certeza que vocês estão aqui hoje porque alguém os trouxe: um amigo, uma amiga, o companheiro, a esposa, alguém especial. Precisamos descobrir o valor que as pessoas têm para nós. Às vezes, a gente é colocado num lugar cheio de problemas para ser a solução e para viver o desafio como motivação de melhorar. O segredo da longevidade está em três coisas: comer pela metade, andar o dobro e rir o triplo. Temos aqui temas para que vocês deem as suas opiniões. Vocês não são excluídos, têm dignidade e ombridade para participar. Parabéns a vocês”, afirmou Perugini. 

Saiba mais

Para a atual presidenta do CMI (Conselho Municipal do Idoso), Elisabetta Brighetti, a Beta, uma das fundadoras do órgão, o evento é relevante tanto para passar em revista as políticas públicas para o segmento quanto para a escolha de representantes do município na Conferência Estadual, que acontecerá em agosto deste ano. “É um momento muito importante. Vemos que a população de Hortolândia atendeu ao convite para participar, seja  das pré-conferências, seja do evento. Hoje, vamos discutir quatro eixos e ver o que o idoso de Hortolândia quer, o que reivindica para o segmento. Veremos as prioridades de cada grupo”, explicou. Os eixos temáticos a que ela se refere são: 1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, com os sub eixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; 2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; 4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Saiba mais

“Esta é a oportunidade de juntos elaborarmos programas e ações que virão ampliar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Neste ano, teremos a 3a edição da Pessoa Centenária, em maio”, ressaltou José Piveta Benedito, chefe do Setor de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, da Secretaria de Governo. Já a secretária-adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Tereza M. Godinho, ressaltou a possibilidade de os presentes canalizarem toda a juventude e a animação apresentadas ali para “auxiliar na construção de políticas públicas para as pessoas idosas de Hortolândia”.

Saiba mais

Entre os participantes, a veterana Maria Conceição Batista André, de 69 anos, moradora do Jd. do Lago, se mostrou disposta a acompanhar as propostas da Conferência, em especial às relativas à saúde. Principiante neste tipo de evento, Maria de Lourdes Silva Juarez, de 60 anos, moradora do Jd. Amanda, estava atenta às falas de autoridades e convidados. “É importante participar para saber o que está acontecendo, o que envolve os idosos. Eu pego ônibus toda semana e vejo os jovens sentados e os idosos em pé. À tarde, vejo alguns que até xingam os idosos. Me sinto desrespeitada. Quero colocar este problema e ver o que é possível fazer. Minha sugestão é que, quando o ônibus parar, deixar os idosos entrarem primeiro”, opina ela.

Saiba mais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Saiba mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Portal Hortolândia